scorecardresearch ghost pixel



Solução antimofo caseiro: descubra como acabar de vez com o mofo em sua casa

Você sabia que é possível fazer uma solução antimofo caseira para eliminar o problema de mofo e bolor no ambiente? Aprenda a preparar estas 4 receitas.



Mofo é um problema bastante comum nas casas e em ambientes de bastante umidade. A proliferação desses microrganismos vivos, também conhecidos por fungos, podem causar problemas de saúde.

Veja também: Aprenda a remover poças e manchas de óleo do piso

Mofo e bolor, qual a diferença?

O bolor é o estágio inicial do aparecimento dos fungos, caracteriza-se por ser de coloração acinzentada, textura em alto relevo e sua remoção é mais simples. Já o mofo é o estágio mais avançado, costuma ter uma cor mais escura e ser difícil removê-lo.

Tanto o bolor quanto o mofo prejudicam a saúde, causando riscos de transmissão de bactérias causadoras de infecções e fazem muito mal para pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios.

A boa notícia é que podemos eliminar esses problemas, pois existem métodos caseiros eficazes que ajudam a eliminar o bolor e o mofo. 

Solução antimofo caseiro

Para preparar qualquer uma das soluções que apresentaremos logo mais, você precisará de:

  • Máscara
  • Luvas de borracha
  • Balde
  • Borrifador
  • Copos descartáveis
  • Alfinete
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre branco
  • Água sanitária
  • Amaciante
  • Filtro de papel (usado para coar café)
  • Barbante e/ou elásticos

Agora preste bastante atenção! Antes de aplicar a solução em uma parede onde tenha grande quantidade de bolor ou mofo, o indicado é manter o local bem arejado, para evitar intoxicação. Por essa razão, o ideal é realizar o teste da solução antimofo em um lugar menor para ver como será a reação.

Como fazer a solução caseira antimofo: 4 métodos eficazes de acabar com o mofo 

1 Solução antimofo com vinagre e bicarbonato de sódio

Use 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e mais 240 ml de vinagre.

Despeje a solução em um borrifador e agite para misturar. O principal cuidado ao se fazer essa receita, é que o bicarbonato produz uma reação química efervescente ao entrar em contato com o vinagre. Portanto, prepare a mistura devagar.

2 Solução antimofo caseiro com água sanitária

Tudo que se precisa é um copo cheio de água e outro na mesma medida de água sanitária. Despeje em um balde os ingredientes e depois utilize um pano para limpar as superfícies. Outra maneira de eliminar o mofo é aplicar água sanitária pura diretamente na superfície.

3 Antimofo caseiro com sal grosso e amaciante

Existe a opção de usar sal grosso e adicionar o amaciante para deixar uma fragrância no local. Para tanto, você só precisa usar alguns copinhos descartáveis de vários tamanhos (pode ser de iogurte). Então, usando um alfinete, faça furos embaixo do pote menor. Depois é só adicionar sal grosso em seu interior e colocá-lo dentro do pote de iogurte maior.

Por fim, é somente tampá-lo, para isso, utilize uma folha de filtro de  café e prenda com um elástico. 

E deixe no local desejado.

4 Antimofo com giz de lousa

Basta ter alguns pedaços de giz, e colocar dentro de um potinho de iogurte ou fazer trouxinhas de tule.  E distribuir nos locais em que tenham mofo. Deixe por até 6 meses ou até notar que o giz absorveu bastante umidade




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário