Vantagens de ter plantas medicinais em casa: 3 melhores e como cultivá-las

Elas podem ser usadas como adornos de quintais e jardins, mas são graças aos seus benefícios medicinais que estão as principais vantagens de tê-las em casa. Vamos conhecer as vantagens de plantas medicinais em casa.



Plantas medicinais são ótimas para se ter por perto, pois nunca sabemos quando poderão ser utilizadas para algum desconforto ou problemas de saúde. Além disso, podem ser usadas como forma de prevenção de doenças.

Veja também: Receita de suco detox: um diurético que elimina toxinas e limpa o organismo

Para os amantes do cultivo de plantas ou pessoas que desejam ter em seus jardins plantas medicinais, vamos entender quais plantas podemos plantar e as vantagens do seu cultivo.

Principais plantas medicinais para plantar em casa e suas vantagens para saúde

Boldo

O boldo é uma planta medicinal, excelente na preparação de chás para atenuar desconfortos gástricos, dores estomacais e para limpar o sangue e o fígado de toxinas.

Para consumir essa planta precisa-se ter atenção às quantidades ingeridas, que não devem ultrapassar 2 xícaras diárias. Além disso, para mulheres grávidas não se recomenda o consumo da bebida.

O boldo pode ser cultivado em terra firme ou em vasos. Não é uma planta resistente à mudanças extremas de temperaturas e precisa de bastante sol.

Camomila

Camomila

Super popular entre as plantas com propriedades medicinais. Ótima para acalmar, tem ação anti-inflamatória e digestiva, diminui dores gástricas e cólicas. 

  Não existe nenhuma contraindicação de seu uso, podendo ser usada na preparação de chás e ingerida por pessoas de todas as idades.

E para realizar seu cultivo, é só plantar pequenas mudas ou sementes em vasos  ou em terra firme. Vale destacar que a camomila tem um cheiro muito agradável e o aspecto de suas flores deixam o ambiente mais bonito.

Babosa

Conhecida também como Aloe Vera. Usada em cosméticos, possui ação comprovada no tratamento de cabelos e pele mais bonitos. Além de poder ser utilizada em tratamento de lesões e queimaduras. 

Seu cultivo é bastante fácil, basta ter um pedaço de uma muda da planta, e colocar em vasos com um sistema eficiente de drenagem, manter o cuidado da rega que precisa ser semanal. É uma planta com aspecto muito bonito que embeleza a decoração da casa ou jardim.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário