scorecardresearch ghost pixel



Você sabe qual é o momento certo de pagar no débito e no crédito? Entenda a diferença

Dicas de como utilizar de forma correta os pagamentos em cartões de crédito ou débito.



Muitas pessoas possuem tanto cartões de débito quanto de crédito, e muitas vezes um único cartão pode ter as duas funções. E, nesse meio, existe quem gosta do cartão de crédito por conta da possibilidade de parcelar suas compras, enquanto outros acham que pagar as coisas no débito é mais seguro, já que a compra já é feita à vista e você não fica com uma nova conta para depois.

Veja também: Dinheiro fácil: Nubank oferece recompensa de R$ 150 para clientes participarem de pesquisa

E a verdade é que isso é muito do gosto da pessoa e do que funciona melhor para ela. Não existe forma errada de pagar, mas podemos dizer que existem situações em que pagar de um jeito pode ser mais benéfico que pagar de outro, e nem todo mundo sabe que pode existir qualquer tipo de diferença nisso.

As diferenças começam logo de cara, quando percebemos que no débito a compra vai ser sempre à vista. O dinheiro sai diretamente da sua conta, ou seja, é quase como se fosse uma compra no dinheiro, à vista e na hora, com a diferença de que os fundos da compra vão sair direto da sua conta.

Enquanto se você optar por pagar no crédito, o que acontece é que você vai poder quitar a conta depois, ainda que você não a pague. O que você gasta no cartão hoje só deve ser pago por você quando ele “virar”, ou seja, quando a data de pagamento chegar. Isso geralmente acontece de um mês para o outro, dando um bom prazo para a pessoa conseguir o dinheiro para pagar sua conta do cartão.

Nesse caso, o ponto positivo é você ter um prazo, o que pode ajudar muitas pessoas. O lado negativo é que, se você não for uma pessoa controlada na hora de gastar, pode acumular dívidas e criar uma bola de neve de problemas financeiros.

Podem existir casos em que pessoas nem deveriam ter cartões de crédito, exatamente por conta do descontrole financeiro. Nesse caso ter um cartão de débito pode ser a melhor opção, já que não vai permitir que a pessoa crie dívida, já que tudo sempre vai ter que ser pago à vista, e quando o dinheiro na conta do cartão acabar as compras simplesmente não serão aprovadas.

O cartão de crédito ainda te permite parcelar uma compra, o que hoje em dia também facilita as coisas, já que antigamente as pessoas tinham que abrir crediários ou torcer para uma loja trabalhar com carnês, que possibilitam o parcelamento de alguma compra.

Hoje, o cartão te traz a opção de parcelar uma coisa sem juros incluídos, e se o seu cartão for de cliente da loja, você pode conseguir até parcelas maiores e descontos. O que é mais uma vantagem para o crédito.

No fim tudo vai depender de qual tipo de comprador você é e qual o tipo de compra que você vai querer fazer com o seu cartão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário