scorecardresearch ghost pixel



3 coisas que você precisa saber sobre sobras de alimentos para preservar a saúde

Até que ponto é bom consumir sobras de alimentos armazenados no refrigerador? Veja 3 dicas importantes para manter a qualidade da comida.



Certamente você já vivenciou algum dia em que estava super cansado ou com preguiça de cozinhar e aquela sobra de comida guardada na geladeira foi a salvação de sua refeição. Pois é, ter comida congelada é uma mão na roda para algumas ocasiões, mas é preciso estar atento ao histórico do alimento e, principalmente, quanto tempo está refrigerado.

Veja também: Por que você não deve lavar o frango antes de cozinhar?

Se você é do tipo de pessoa que não gosta de desperdiçar comida porque vivemos em uma economia de alta inflação, ou porque sempre reflete na situação de pessoas que passam fome todos os dias, é importante estar atento às condições dos alimentos consumidos. Pois mesmo que sua intenção seja nobre, podem existir certos cuidados que você toma pensando estar agindo certo, só que muitas vezes, pode estar colocando em risco a sua saúde.

Sobras de alimentos: 3 dicas para conservação correta de sua comida 

Não aguarde até que o alimento esteja completamente frio para refrigerar

Essa prática é comum em quase todos os lares, pois pensa-se que assim não há perda na qualidade nutricional da comida. No entanto, recomenda-se que o armazenamento de comida não ultrapasse o prazo de duas horas para ser posto na geladeira, pois quanto antes guardá-lo, menor é o risco de aparecer alguma bactéria.

Não acredite que guardando o alimento no congelador evita-se colônias de bactérias

Não faça isso! É verdade que as bactérias podem demorar para aparecer devido a baixa temperatura, mas o fato de estar em temperaturas mais baixas não bloqueia seu surgimento. Tão logo que você colocar o alimento para descongelar as colônias de bactérias se proliferarem.

Não aposte que o micro-ondas elimina os micróbios e bactérias

Esse é o pior erro! Caso o alimento esteja contaminado, o calor do micro-ondas não é capaz de eliminar as bactérias.

Conclusão

Não tem jeito, a melhor maneira de ter certeza da pureza do alimento é consumi-lo tão logo que esteja pronto. Mas, caso você queira reaproveitar sobras de comidas que estão refrigeradas, aqueça e aguarde alguns minutos para ingeri-los, pois é o tempo em que as moléculas demoram para se estabilizar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário