O primeiro grupo de trabalhadores com direito ao saque extraordinário de R$ 1 mil do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) já teve os valores depositados em conta. No dia 20 de abril, a Caixa Econômica Federal deu início aos repasses desta nova rodada.
Leia mais: 13º do INSS: Antecipação permitirá liberação do 14º salário?
Para ter acesso ao dinheiro, é necessário ter uma conta ativa no aplicativo Caixa Tem. A poupança digital será criada automaticamente no nome do cidadão que ainda não tem uma, mas ele precisa se cadastrar na ferramenta antes de mais nada.
No app, é possível realizar transferências, pagamentos, compras o cartão virtual e até saques em espécie. Se preferir, o trabalhador também pode transferir o valor para uma conta de sua titularidade em outro banco.
Seja qual for a opção, o primeiro passo é se cadastrar no Caixa Tem. A seguir, ensinamos como fazer isso em apenas quatro passos.
Como criar uma conta no Caixa Tem
- Faça o download do app na Google Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS);
- Informe seu CPF e crie uma senha numérica para acessar;
- Digite o código de confirmação que será enviado via SMS para seu celular;
- Acesse o serviço desejado. Em alguns casos, o sistema pode solicitar uma nova confirmação via SMS.
Para algumas funções, o usuário precisa atualizar seu cadastro enviando fotos dos documentos pessoais solicitados. Depois disso, é só aguardar 10 dias pela liberação de todos os serviços.
Problemas no acesso
Existem algumas dificuldades recorrentes entre os clientes do Caixa Tem, sendo o bloqueio do acesso um deles. Isso pode ocorrer quando terceiros conseguem acesso à conta, ou mesmo quando há inconsistências nos dados informados no cadastro.
A saída nesses casos é procurar uma agência da Caixa, portanto um documento de identificação com foto, e solicitar o desbloqueio.
Quando mais de uma pessoa usa o mesmo celular para entrar em várias contas, o Caixa Tem também pode bloquear o acesso. Nesta situação, o usuário deve pedir a exclusão do CPF de quem não precisa utilizar aquele aparelho, procedimento que também pode ser feito em uma agência da Caixa.
Na hipótese do cliente pedir a liberação do acesso via SMS e nunca receber o código pelo celular, o problema pode estar na falta de atualização de dados. Para resolver, é só comparecer a uma agência e alterar o número do telefone cadastrado.