scorecardresearch ghost pixel



5 atitudes que te impedem de economizar gasolina

Confira os 5 hábitos que você toma achando que pode economizar gasolina, mas acaba fazendo justamente o contrário disso. Aprenda a fazer direto a partir de hoje.



Ao que parece os combustíveis não vão baixar de preço tão cedo. Por isso, vale adotar estratégias para reduzir o máximo possível o consumo diário de gasolina e etanol. O problema é que alguns motoristas adotam medidas que têm efeito inverso ao desejo de economizar gasolina. Na tentativa de economizar, acabam gastando mais do que poderiam. Por isso, separamos algumas informações que podem poupar um bom dinheiro e diminuir a ida a postos de combustíveis.

Veja também: Descubra qual é o maior valor esquecido dentro do Valores a Receber

5 atitudes que te impedem de economizar gasolina

1 – Encher os pneus já quentes

Adotar o hábito de calibrar os pneus com frequência semanal realmente pode influenciar nos gastos. Andar com o veículo calibrado deixa o carro rodar com mais suavidade e exige menos do motor.

Segundo a empresa continental, a cada 3 psi abaixo do calibre indicado, o gasto aumenta 2%. Em efeitos práticos, é como se a cada 30 mil km rodados com pneu descalibrado, 55 litros fossem desperdiçados.

Porém, é preciso fazer a calibragem de maneira correta. Calibrar os pneus com eles quentes pode aumentar o consumo ao invés de diminuí-lo. O ar quente se expande e a calibragem fica abaixo do ideal. Por isso, sempre calibre os pneus com o carro frio.

2 – Pegar descido no ponto-morto (banguela)

Você já deve ter ouvido alguém falar que dirigir na “banguela” ajuda a economizar. Bom, já passou da hora de acreditar nisso. Colocar o carro em ponto morto em uma descida não economiza nada de combustível. Em alguns casos pode até gastar mais.

Além disso, é possível danificar a transmissão do veículo ou causar um acidente grave. Ainda mais se a prática for realizada em uma rodovia.

3 – Aproveitar as promoções duvidosas

Aproveitar promoções de gasolina e etanol não tem nada de errado. Porém, já ouviu aquele velho ditado que diz: quando a esmola é muita o santo desconfia? Pois bem, abastecer em qualquer posto, sem ter noção da procedência, pode ser um erro.

Combustíveis adulterados danificam o motor do carro e ainda se consomem com uma velocidade maior. Ou seja, o barato realmente pode sair muito caro, neste caso.

4 – Desligar o ar-condicionado na rodovia

O ar-condicionado realmente consome mais combustível que o normal. Contudo, nem sempre desligá-lo é sinal de economia. Especialmente em estradas, é possível que o gasto seja maior sem o ar.

Isso ocorre porque andar com os vidros abertos exige mais do carro. O ar que entra na cabine empurra o veículo para traz e o força a andar para frente.  Ou seja, prefira o ar nas estradas.

5 – Deixar o tanque no “osso”

Deixar para a última hora o abastecimento só vai fazer você ir mais vezes aos postos de combustíveis. Quanto menos gasolina no tanque, mais o carro gasta. Isso ocorre porque quanto mais espaço houver, mais o combustível evapora.




Voltar ao topo

Deixe um comentário