scorecardresearch ghost pixel



6 dicas para escolher o melhor adubo para as flores

Para escolher o melhor adubo para as flores devemos considerar as particularidades da planta e do produto comercializado.



Se você deseja que suas plantinhas cresçam saudáveis e bonitas, além de ter o cuidado especial com a irrigação, você precisa saber como fazer uma excelente fertilização, porque é ela que garantirá os nutrientes necessários para que as flores se desenvolvam com segurança e livres de ataques de pragas e doenças.

Veja também: O que é e como usar o bokashi em suas plantas

Certamente você sabe que a adubação adequada faz toda a diferença para as plantas florescerem. Foi pensando nisso, que hoje vamos apresentar 6 dicas para escolher o melhor adubo para suas plantas, confere!

6 dicas para escolher o melhor adubo para as flores

Para realizar o processo de adubação perfeita, você precisa ter em mente todas as características do produto e se são compatíveis com as necessidades e particularidades das flores.

 

Dica 1: escolha adubos orgânicos para absorção rápida pelas flores

Se você não sabe identificar, são produtos de origem natural, muitos derivados de animais ou plantas. São ricos em materiais orgânicos que propiciam maior fertilidade ao solo, consequentemente, uma floração saudável. Por ter tantos benefícios, ocorre que são um pouco mais caros que outros tipos de fertilizantes.

Quando você for procurar no mercado, vai se deparar com produtos à base de farinha de ossos, que cooperam para o crescimento, pois possui fósforo e proteínas, além de húmus de minhoca e esterco de animais, que ajudam na qualidade do solo.

Dica 2: escolha adubos inorgânicos para não errar a dosagem

São os adubos industrializados com base nas necessidades específicas das plantas. Geralmente, são comercializados com um preço mais acessível. A principal vantagem está na dosagem, que é mais fácil de aplicar na planta, porque vem junto uma tabela de orientações.

 

Dica 3: Certifique-se de que o produto oferece os nutrientes necessários

Para que as plantas possam crescer com saúde e beleza, é necessário cuidar da nutrição que precisa ser a mais completa possível. Quando for escolher o adubo, verifique se em suas propriedades possuem:

  • Nitrogênio: para fortalecer o caule e as folhas
  • Fósforo: que estimula a floração
  • Potássio: que mantém o equilíbrio das raízes

Dica 4: adubo líquido ou adubo sólido

A adubação líquida é indicada às plantas que precisam de nutrientes com mais urgência, como esses produtos agem de maneira rápida, vale a pena realizar o investimento.

Mas se a intenção é manter a planta saudável por mais tempo, é possível apostar em adubos sólidos. Neste caso, a liberação dos nutrientes ocorre de maneira mais gradativa, garantindo um solo fértil e rico em minerais por mais tempo.

 

Dica 5: escolher o adubo específico para cada espécie de planta

Entender o tipo de planta e os compostos presentes no adubo é fundamental para se ter uma planta saudável em um solo adequado por muito mais tempo. Por isso, antes de escolher o produto, busque entender as necessidades da espécie que está sendo plantada.

Dica 6: verifique o volume de adubo para as flores

É importante ter atenção ao volume descrito na embalagem do adubo que irá adquirir. Alguns tipos são de aplicação semanal, outros são aplicados uma vez por mês e até com intervalos mensais.

Então, se você tem muitas plantas em casa, talvez seja interessante adquirir uma embalagem de 500 a 800 gramas, porém, se você possui poucas plantas, talvez compense comprar em pequenas embalagens, você encontrará a partir de 5ml no mercado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário