scorecardresearch ghost pixel



O que é e como usar o bokashi em suas plantas

Aprenda mais sobre o que é e como utilizar corretamente o famoso adubo japonês bokashi. Descubra do que ele é feito e como ele pode fazer suas plantas se desenvolverem melhor.



Um adubo completo em nutrientes que também é orgânico pode ser o sonho de muitas pessoas que cultivam plantas em casa. Saiba que essa opção existe e se chama “bokashi”. O melhor de tudo é que dá para começar a utilizar o bokashi nas plantas de sua casa hoje mesmo e garantir um desenvolvimento saudável para todas elas. Aprenda as dicas de como fazer para utilizá-lo corretamente.

Veja também: Comer alho cru todos os dias antes de dormir faz bem?

Afinal, o que é o bokashi?

Primeiramente, vale a pena explicar sobre o que se trata e o que o adubo bokashi. Como o próprio nome sugere, o produto tem origem oriental, sendo que seu nome pode ter dois significados em japonês. O primeiro é o de “dissolver”, enquanto o segundo se refere a um “composto orgânico”.

O bokashi é resultado da fermentação natural de produtos orgânicos, seja de origem vegetal ou animal. São inúmeras receitas de bokashi, mas a maioria utiliza farinha de ossos, peixe ou sangue.

Porém, também é comum utilizar torta de mamona, algodão, bagaço de cana e vários outros tipos de compostos orgânicos.

Também é preciso destacar que as melhores receitas de bokashi utilizam microrganismos eficientes. Eles são conhecidos pela sigla EM (efficients microorganisms). Embora seja possível fazer o seu próprio adubo, o mais indicado é procurar pelas versões já prontas, em farelo ou líquido.

Como usar o bokashi corretamente?

Vale a pena ressaltar que alguns ingredientes de origem animal podem despertar a atenção dos pets em casa. O farelo de ossos é um exemplo capaz de atrair cães e gatos. Porém, o adubo não costuma oferecer riscos aos animais, exceto se possuir torta de mamona em sua composição. Neste caso, o componente pode ser tóxico.

Para utilizá-lo corretamente, basta misturar o fertilizante orgânico com o substrato e deixá-lo agir por um período entre 1 a 3 meses. Pois é, ele tem liberação lenta, mas muito eficiente para os vegetais. O bokashi pode ser usado em praticamente qualquer planta da casa, até mesmo nas orquídeas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário