scorecardresearch ghost pixel



8 motivos para você consumir abacate sem medo de engordar

Hora de colocar o alimento no seu prato!



O abacate é um dos alimentos mais polêmicos quando o assunto é dieta e restrições alimentares. É comum surgirem dúvidas a respeito do seu índice calórico e se ele pode engordar quem deseja o resultado contrário, que é perder peso.

Leia mais: Estes alimentos podem estar roubando a energia do seu corpo sem que você perceba

Antes de mais nada, segundo a nutricionista Taise Spolti, não existe um único alimento que seja capaz de emagrecer ou engordar uma pessoa. Tudo vai depender da forma que você o consome. No caso do abacate, por exemplo, o alimento possui diversos benefícios nutricionais que podem contribuir positivamente para uma dieta equilibrada e mais saudável.

Isso porque a gordura da polpa do abacate nada mais é do que uma importante fonte de ácidos graxos oleicos e linoleicos, substâncias parecidas com as do azeite de oliva. Seu consumo é indicados em casos clínicos de melhora de dislipidemial, triglicerídeos, colesterol, além de inflamações crônicas, atuando como protetor hepático e cardíaco.

8 benefícios do abacate para que você o coma sem peso na consciência

Veja a seguir quais as vantagens de se consumir o alimento tendo como referência uma alimentação balanceada:

  1. Ajuda a prevenir a osteoporose, pois contém minerais como zinco, fósforo, cobre, cálcio e selênio. Todos eles benéficos para os ossos.
  2. Ajuda na perda de peso, pois aumenta a sensação saciedade do corpo.
  3. Contribui para a saúde dos olhos, pois conta com antioxidantes importantes, a exemplo, os carotenóides luteína e zeaxantina.
  4. Ajuda no funcionamento do intestino, pois o abacate é excelente fonte de fibras solúveis, que contribuem positivamente para a ida regular ao banheiro.
  5. Ajuda na redução do cortisol, hormônio do estresse, pois a fruta carrega em sua composição um antioxidante chamado glutationa. Além disso, a fruta também ajuda no controle da ansiedade por meio do potássio e do lítio presentes nela.
  6. Contribui para o bem-estar do coração por conta do seu alto teor de gordura do tipo monoinsaturado, que faz bem para o órgão.
  7. Diminui o colesterol em razão das gorduras insaturadas que agem na diminuição e absorção do colesterol ruim (LDL) no intestino e no seu processo de síntese pelo fígado.
  8. Ajuda a diminuir a pressão arterial devido a presença de potássio no alimento. Estudos mostram que o nutriente ajuda no controle da hipertensão, pois auxilia no chamado “tônus vascular”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário