scorecardresearch ghost pixel



Agora é possível se divorciar fazendo uma solicitação pela internet

Quando se trata de divórcio não é difícil lembrar de um processo extremamente burocrático, no entanto, atualmente alguns serviços digitais ligados aos órgãos públicos facilitam esse processo.



Se um casal quisesse se divorciar há alguns anos, seria necessário combinar um momento para realizar uma visita ao cartório presencialmente. Esse deslocamento já não é mais necessário em casos extrajudiciais, por exemplo, casais sem filhos menores de 18 anos e quando ambos concordam com a decisão. Não preenchendo nenhum desses requisitos, torna-se necessário solicitar o pedido a partir de uma petição ao Poder Judiciário. 

Veja também: Os melhores investimentos de 2022 para quem deseja ter rendimento com segurança

De acordo com o Colégio Notarial do Brasil (CNB), em 2021 ocorreram cerca de 80 mil divórcios, um aumento de 4% em relação ao ano de 2020. Realizar a entrada pela internet nunca foi tão fácil, pois os sistemas digitais reduzem a burocracia e o tempo de atendimento e respostas. Essa agilidade proporcionada pela tecnologia permite atender uma maior demanda de solicitações, de maneira mais eficiente. 

Como realizar o pedido do seu divórcio pela internet 

1º Passo: acessar o E-Notariado, sistema digital oficial dos cartórios no Brasil. 

2º Passo: Solicitar o seu Certificado Digital que não tem nenhum custo. 

3º Passo: Prepare seus documentos para apresentá-los no cartório de atendimento

  • Cópia e versão original do RG e CPF 
  • Cópia autenticada e versão original da Certidão de casamento OU Certidão de Óbito caso o cônjuge tenha falecido (em ambos os casos se o casal não estiver na cidade em que casaram, é necessário reconhecer firma no prazo de 90 dias após a entrada do pedido).
  • Documento original do Regime de Bens 
  • Comprovante de Endereço atualizado 

4º Passo: Depois de reservar os documentos listados acima, ligue ao Cartório de Notas e agende uma videochamada, lembrando que o casal deve realizar o agendamento na mesma central. 

5º Passo: Declare seu voto de divórcio conforme as orientações do tabelião e a oficialização pode ser realizada no local.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário