scorecardresearch ghost pixel



Aneel reajusta conta de luz em 4 estados; Conheça as novas tarifas

Apesar dos aumentos, fim da bandeira de escassez hídrica ajudar a atenuar os impactos no bolso dos consumidores residenciais.



Recentemente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou os reajustes tarifários nas contas de luz de distribuidoras que fornecem energia a quatro estados. São eles: Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Confira!

Leia mais: Calculadora de energia da Enel ajuda a economizar na conta de luz; saiba como usar

Ceará

O reajuste tarifário anual da Enel Distribuição foi de 24,85% na média. A empresa atende por volta de 3,8 milhões de unidades consumidoras no Ceará.

Segundo o órgão, o reajuste nas cobranças das tarifas acontece logo após o fim da bandeira escassez hídrica. Com isso, o efeito tarifário para o consumidor residencial convencional é de 0,09%.

Bahia

No caso da Bahia, o reajuste tarifário anual estabelecido pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba) foi de 20,73% para o consumidor B1 residencial. Porém, o efeito tarifário a ser sentido deve ser de -1,58%.

Atualmente, a empresa fornece energia para cerca de 6,3 milhões de unidades consumidores no estado.

Sergipe

No estado do Sergipe, o aumento na conta de luz foi de 16,46% para o consumidor residencial. Atualmente, a Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S.A (ESE) – fornece energia para 825 mil unidades consumidoras do estado.

Com o fim da bandeira tarifária de escassez hídrica, a subida provocada pelo reajuste tarifário será mitigada, com um impacto para o consumidor B1 residencial de -6,15%.

Rio Grande do Norte

Por último, em relação ao reajuste feito pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern), que atende 1,5 milhão de unidades consumidoras no estado, o reajuste foi de 19,87% para o consumo residencial.

Por outro lado, com o término da cobrança da bandeira de escassez hídrica, o impacto tarifário para o consumidor residencial fica em -4,11%.




Voltar ao topo

Deixe um comentário