Muita gente já sonhou em se aposentar cedo para aproveitar por mais tempo o benefício da aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mas sabia que é possível se tornar um segurado da autarquia aos 55 anos de idade? Descubra como a seguir!
Leia mais: Você tem essas moedas de R$ 1? Saiba que elas podem valer até R$ 10 mil hoje
Quem pode se aposentar aos 55 anos pelo INSS?
De acordo com as leis que regem o sistema previdenciário, a aposentadoria pode sair aos 55 anos para trabalhadoras rurais, que são consideradas seguradas especiais. No caso dos homens que trabalham no campo, a idade mínima é 60 anos, além de 15 anos de trabalho rural.
Quem também pode diminuir o tempo de trabalho são as mulheres com deficiência. Além das trabalhadoras rurais, elas também podem se aposentar assim que completarem 55 anos de idade. No caso dos homens nessa mesma condição, a idade mínima é de 60 anos, com 15 de contribuição.
Aposentadoria por insalubridade
Com a implementação da reforma da Previdência, também poderão se aposentar aos 55 anos de idade os trabalhadores que realizam atividades de alto risco. A regra se aplica aos contribuintes que não conseguirem se aposentar pelas regras de transição ou por meio do direito adquirido, conforme as normas de antes da reforma.
Nesse sentido, no caso daqueles que não se encaixam na transição, é possível atingir uma idade mínima mais um tempo mínimo de atividade especial, com base no nível de risco, para adquirir o direito de se aposentar um pouco mais cedo.
Em trabalhos de alta periculosidade, por exemplo, são necessários 55 anos de idade e 15 de contribuição em atividade especial, tanto para homens como mulheres. Como no caso dos mineradores. Essa tarefa em questão está enquadrada no maior nível de insalubridade do INSS por conta do trabalho no subsolo.
Confira os demais casos:
- Atividade de risco alto: 55 anos de idade + 15 anos de contribuição em atividade especial
- Atividade de risco médio: 58 anos de idade + 20 anos de contribuição em atividade especial
- Atividade de risco baixo: 60 anos de idade + 25 anos de contribuição em atividade especial
Como fazer o pedido de aposentadoria
A solicitação da aposentadoria pode ser feita do conforto de casa, sem necessidade de ir até uma agência. Basta o cidadão acessar o site ou baixar o aplicativo Meu INSS.
Lembrando que, no caso dos trabalhadores rurais, o único documento obrigatório é o CPF. Nas demais situações, outros tipos de documentos podem ser requeridos.