scorecardresearch ghost pixel



13º do INSS começa semana que vem, mas consulta ao saldo está liberada

Verificação é feita por meio do aplicativo ou site do INSS. De antemão, processo exige a inserção de login e senha de acesso.



Quem é aposentado, pensionista ou recebe certos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberá em breve a primeira parcela da antecipação do 13º salário. Os pagamentos começam a partir da próxima segunda-feira, 25 de abril, e vão até o dia 6 de maio.

Leia mais: INSS libera consulta aos contratos de empréstimos pelo app

Mesmo a alguns dias dos depósitos, os segurados já podem consultar o extrato do INSS que informa o quanto será pago na próxima folha. “O extrato de pagamento do 13º e do benefício já está disponível para todos os segurados, pois a folha já foi gerada e os valores, disponibilizados”, declarou a autarquia.

A verificação é feita por meio do aplicativo ou site do INSS. De antemão, o processo exige a inserção de login e senha de acesso. Tanto a primeira quanto a segunda parcela do 13º do INSS são pagas junto com a remuneração mensal do beneficiário.

Parcelas da antecipação do 13º do INSS

Ao antecipar o 13º salário de aposentados e pensionistas, o governo paga a gratificação natalina em duas parcelas, cada qual o equivalente a 50% do valor do benefício – em certos casos pode haver o desconto do Imposto de Renda (IR). Por outro lado, quem se tornou segurado depois de janeiro terá o valor calculado proporcionalmente.

Além disso, quem recebe o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também receberá uma parcela menor, pois ela será calculada com base no tempo de duração do benefício. Já quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e demais programas assistenciais pelo INSS não terão direito ao 13º salário.

Calendário de pagamentos do 13º do INSS 2022

Observe abaixo as datas de repasses das duas parcelas para quem ganha um salário mínimo e quem recebe acima dele:

Como consultar o extrato do INSS pelo aplicativo

O passo a passo da consulta é feito da seguinte forma:

  • Baixe e entre no aplicativo Meu INSS;
  • Em seguida, toque em “Entrar com gov.br”
  • Informe o CPF e vá em “Continuar”;
  • Em seguida, digite senha e aperte “Entrar”;
  • Vá na aba “Extrato de pagamento” e toque na seta ao lado do pagamento de abril, que o extrato será aberto;
  • A partir daí é possível gerar o PDF ao clicar no final da página em “Baixar PDF”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário