scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a limpar e desentupir as bocas do fogão em casa

Descubra como fazer uma misturinha caseira capaz de limpar e de desentupir as bocas do fogão da sua casa. Preste atenção aos detalhes e siga o passo a passo da receita.



O fogão a gás ainda é o melhor equipamento para efetuar o preparo dos alimentos em casa. O aquecimento é mais consistente e pode ser mais poderoso do que o feito em fogões por indução (elétricos), por exemplo. Por isso, é preciso manter seu fogão em ordem e garantir que o funcionamento esteja correto. Para tanto, descubra como limpar e desentupir as bocas do fogão da sua casa.

Veja também: Aprenda a desentupir a pia da cozinha com sal comum

Limpar e desentupir as bocas do fogão é necessário para cozinhar

Uma das tarefas da casa mais trabalhosas é limpar o fogão após vários dias de uso. A maioria das pessoas não realiza limpezas diárias do equipamento, por isso a sujeira vai se acumulando.

O problema maior é o acúmulo de gordura que fica pelo fogão, principalmente nas saídas do fogo. Uma mistura caseira, no entanto, é capaz de fazer a higienização adequada das bocas do fogão de forma simples e sem esfrega-esfrega. Assim, você vai se surpreender após desentupir as bocas do fogão.

Hoje vamos te ensinar a preparar uma mistura especial destinada à limpeza das bocas do fogão. Afinal, nada melhor e mais saudável do que poder cozinhar em um equipamento bem higienizado. Além disso, por ser uma receita simples, qualquer um pode fazer e manter estocado dentro de casa. Mais do que isso, essa dica vai economizar uns bons trocados em material de limpeza.

Descubra como desentupir as bocas do fogão de um jeito fácil

Para saber a situação das bocas do seu fogão, preste atenção no tempo que demora para esquentar a comida. Se você sentiu que o fogo está mais fraco do que antes, é sinal de que os furinhos das bocas podem estar entupidos.

Você vai precisar de apenas alguns ingredientes para preparar o limpador caseiro. A fórmula para limpar as bocas do fogão utiliza produtos fáceis de encontrar em qualquer estabelecimento especializado.

Para fazer esta receita, você vai precisar de:

  • 100 ml de amônia;
  • 90 ml de água-oxigenada de 40 volumes.

Não se esqueça de separar material de proteção, como luvas e máscaras. Como a fórmula utiliza amônia, tenha cautela ao manusear os produtos. Mas saiba que a solução é excelente para limpar e desentupir as bocas do fogão.

Como desentupir as bocas do fogão:

Com os ingredientes em mãos, misture-os dentro de um pote de plástico e mergulhe as bocas do fogão dentro da solução caseira. Leve o recipiente ao sol e deixe a mistura agir por cerca de 1 hora inteira.

Depois disso, retire com cuidado e enxágue para retirar o excesso de sujeira. Coloque as bocas novamente no fogão e teste. Se for preciso, repita o procedimento.

Atenção: se o seu fogão estiver limpinho, é possível utilizar as agulhas de desentupir boca de fogão. Basta passar os metais pelos buraquinhos e eliminar qualquer resíduo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário