scorecardresearch ghost pixel



Aprenda como cadastrar o IMEI e proteger seu celular de furtos

Algumas pessoas não sabem, mas dá para cadastrar o IMEI do smartphone em plataformas de segurança. Assim você pode proteger seu celular contra roubos e furtos no Brasil.



Ninguém quer ter o aparelho celular furtado ou roubado no meio da rua. Contudo, precisamos ter em mente que o Brasil é um país violento e que oferece riscos para todos os seus habitantes. Centenas de milhares de aparelhos são roubados ou furtados todos os anos. Por isso, veja como proteger seu celular e cadastrar o IMEI para conseguir recuperá-lo das mãos de criminosos.

Veja também: Segredos do TikTok: há recursos que poucas pessoas conhecem

Como proteger seu celular contra roubos e furtos

Na verdade, não se trata de proteger seu celular, mas sim de criar formas de recuperá-lo. Para isso, o primeiro passo é saber se o estado em que mora possui algum programa de segurança para esse tipo de finalidade. Geralmente, o próprio poder público disponibiliza programas e ferramentas para cadastrar o IMEI do dispositivo.

 

 Em Pernambuco, só nesta semana foram devolvidos mais de 2.4 mil aparelhos para seus donos. O estado conta com um sistema de alertas integrado ao sistema da administração estadual. Consumidores que cadastraram seus IMEIs, puderam reaver os aparelhos.

Proteger seu celular ajuda a diminuir comércio ilegal

Todas as pessoas que cadastram o IMEI no sistema público estadual estão ajudando a combater o mercado negro de informática.

Com o IMEI, é possível localizar qualquer aparelho seja onde ele estiver. Comerciantes e cidadãos que comprarem celulares roubados podem correr o risco de amanhecer na cadeia.

 

Passo a passo para cadastrar IMEI e proteger seu celular:

Para cadastrar seu IMEi a fim de proteger seu celular contra pessoas mal-intencionadas, faça o seguinte:

1 – Entre no sistema (site) Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. Procure pelo portal da secretaria de segurança de cada um dos estados, caso você não seja pernambucano.

2 – Clique na seção “Cadastrar”;

3 – Agora é hora de preencher com seus dados pessoais: nome completo, nome dos pais, documentos; e-mail e alguns contatos;

4 – Espere a confirmação do cadastro ser enviada para seu e-mail. Crie a senha por meio do link enviado. Agora é só cadastrar o aparelho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário