scorecardresearch ghost pixel



Assinatura digital de documentos está disponível no app do governo

O governo federal informou que o processo de assinatura digital de documentos está disponível para o app gov.br em celulares. Os cidadãos já podem utilizar o serviço gratuitamente.



Nesta semana, o Ministério da economia deu a informação de que documentos públicos vão poder ser assinados digitalmente. A plataforma de assinatura virtual é gratuita e está disponível para uso em smartphones através do aplicativo do governo federal (Gov.br). O serviço já estava em operação por meio de computador, mas agora se estende aos celulares. Dá para fazer a assinatura digital em documentos de onde estiver.

Veja também: O Wi-Fi 6 já uma realidade: conheça essa nova tecnologia

Cidadão pode fazer assinatura através de smartphones: veja os documentos

Alguns documentos estão disponíveis para assinatura digital por meio dos smartphones. Entre eles, destacam-se os relacionados à abertura de empresas e startups, transferência de veículos e comprovação de real infrator para multas de trânsito.

Segundo o próprio governo, “esses são alguns dos melhores exemplos. Na prática, qualquer documento que precisar de uma assinatura equivalente ao documento autenticado pode ser assinado eletronicamente no Gov.br”. A assinatura digital de documentos oficiais passa a facilitar a vida de muitos cidadãos, diante da praticidade e agilidade do processo.

Assinatura digital de documentos tem validade legal

Vale destacar que a validade da assinatura digital pela plataforma gov.br tem validade como a de qualquer outro documento autenticado. Para executar o processo, é necessário baixar o app no celular e obter acesso nível prata ou ouro dentro do sistema.

O nível de acesso pode ser aumentado através do internet banking do contribuinte, por exemplo. Existem outros modos que utilizam biometria e informações de outras plataformas integradas ao governo federal.

Ao todo, 9 instituições financeiras estão integradas com o gov.br: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú e Agibank. Todos esses bancos podem ser integrados à plataforma e facilitar o acesso da conta com nível de segurança exigido.

Depois, basta fazer a busca dentro do app para efetuar a assinatura digital dos documentos. É importante frisar que a assinatura digital é apenas mais uma ferramenta para dar agilidade ao processo. Outras formas de autenticação tradicional continuam valendo normalmente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário