Quem esperava que 2022 estivesse recheado de feriados nacionais acabou se decepcionando. O que acontece é que, este ano, muitas datas comemorativas vão cair nos finais de semana ou no meio delas, em quartas-feiras. Neste caso, o conceito de “feriado prolongado” deixa de valer.
Leia mais: Feriado nacional: Saiba se você terá que trabalhar na sexta, 15
O feriado nacional da “Paixão de Cristo”, também chamado de “Sexta-feira Santa”, é a próxima celebração que proporciona um dia extra de folga ao brasileiros.
No entanto, depois dessa data, que antecede a Páscoa, os brasileiros passarão por sete meses sem dias seguidos de folga – considerando os finais de semana. Sendo assim, o próximo feriado prolongado acontecerá no dia 15 de novembro, data da Proclamação da República.
Próximo feriado prolongado só daqui a 7 meses?
Sim. A celebração da Proclamação da República cairá numa terça-feira, fator que possibilitará a tão desejada “emenda” de dias, neste caso, a segunda-feira antecedente. Por outro lado, é importante ressaltar que a extensão do feriado vai depender das regras de cada instituição ou empresa.
É nesse momento que entram o conceito de ponto facultativo, que são as datas comemorativas que não são necessariamente dias de folga. Além disso, dias que antecedem ou sucedem algum feriado oficial também entram nessa categoria. Nesse sentido, as empresas e órgãos públicos tem autonomia para liberar ou não os colaboradores.
Alguns pontos facultativos nacionais em 2022 incluem: quarta-feira de cinzas, do dia 2 de março, Corpus Christi na data de 16 de junho e o Dia do Servidor Público, na data de 28 de outubro.
Feriados nacionais de 2022 – Lista completa
Para se programar com antecedência, veja a seguir a lista de feriados nacionais de 2022:
- Dia da Confraternização Universal (1º de janeiro);
- Paixão de Cristo / Sexta-feira Santa (15 de abril);
- Tiradentes (21 de abril);
- Dia do Trabalhador (1º de maio);
- Independência do Brasil (7 de setembro);
- Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro);
- Dia de Finados (2 de novembro);
- Proclamação da República (15 de novembro); e
- Natal (25 de dezembro).