scorecardresearch ghost pixel



CadÚnico: Evite o bloqueio de benefícios atualizando seu cadastro

Aprovação e manutenção de benefícios de programas sociais depende da inserção de informações corretas no sistema.



O CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) é um sistema que reúne dados de famílias de baixa renda que vivem no Brasil para implementação de medidas sociais. Dentre esses programas estão o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional.

Leia mais: Medida Provisória que eleva valor do Auxílio Brasil segue valendo em abril

A família interessada em receber a maioria dos benefícios existentes precisa ter um cadastro ativo no sistema. Mas não para por aí: a manutenção dos pagamentos depende da atualização frequente dos dados.

Seja por esquecimento ou falta de informação, muita gente deixa de atualizar suas informações no CadÚnico e acaba tendo que lidar com problemas. O mais sério deles é o bloqueio de benefícios.

Atualização do CadÚnico

O governo realiza verificações periódicas e cruzamento com outras bases de dados para verificar se os beneficiários ainda atendem as exigências dos programas que participam. Por isso, a família deve informar sempre que houver nascimento ou morte de um membro, mudança de endereço ou novo emprego, por exemplo.

Para saber se as informações estão atualizadas, basta acessar o site ou aplicativo Meu Cadastro Único. Em seguida, a plataforma vai solicitar uma série de dados básicos, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e município. A partir de então, o cidadão deve prosseguir com a atualização cadastral.

Em caso de dúvidas, o governo disponibiliza o telefone 0800 707 2003, com atendimento de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos finais de semana e feriados, das 10h às 16h.




Voltar ao topo

Deixe um comentário