scorecardresearch ghost pixel



Novo app CadÚnico: Posso me cadastrar sem sair de casa?

Descubra se é possível fazer o autocadastramento da família de forma 100% online, sem ter que ir até um ponto de atendimento.



O governo federal lançou no final de março o novo aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico). Dentre as novidades anunciadas está a possibilidade de autocadastramento, ajuda de assistente virtual, recebimento de notificações, opção de tirar o extrato dos benefícios e de acessar o mapa georreferenciado que mostra os pontos de atendimento mais próximos.

Leia mais: CadÚnico: devo atualizar o cadastro mesmo sem mudança na família?

O banco de dados do governo conta atualmente com mais de 80 milhões de pessoas inscritas. A plataforma é usada pelos órgãos públicos para eleger os beneficiários de mais de 28 programas, entre eles o Tarifa Social de Energia, o Casa Verde e Amarela, o Auxílio Brasil, o Auxílio Gás e mais.



A modernização do CadÚnico promete facilitar o cruzamento dos dados dos brasileiros e tornar o processo de adesão de novos cadastrados mais fácil. O objetivo, segundo o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, está em tornar mais rápido e simples o acesso da população às diversas políticas públicas.

Novo app CadÚnico: Cadastro no banco de dados pode ser feito apenas pela internet?

Não! Apesar de facilitar o cadastro dos cidadãos, quem optar pelo autocadastramento ainda precisará se dirigir a uma unidade física de atendimento do CadÚnico, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.



Na prática, o autoacadastramento apenas reduz o tempo de espera nas unidades de atendimento, levando em conta que a pessoa chega ao local tendo que apenas completar e confirmar os dados previamente repassados pelo app CadÚnico.

Por fim, de acordo com o Ministério da Cidadania, a ideia é ampliar a conectividade dos Postos do CadÚnico em mais de 700 cidades pelo país. Além disso, é importante frisar que o cadastramento presencial continua valendo. O app é apenas mais uma forma de facilitar o acesso ao sistema pelos brasileiros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário