A Caixa Econômica Federal confirmou a liberação de um novo saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para milhares de pessoas. O grupo é formado por moradores de regiões atingidas pelas fortes chuvas que causaram prejuízos nas últimas semanas.
Leia mais: Conta de luz pode ficar até 20% mais barata a partir do dia 16 de abril
Cada trabalhador pode sacar até R$ 6.220 de suas contas vinculadas, e a solicitação deve ser feita por meio do aplicativo FGTS. Confira em quais cidades o resgate foi autorizado:
- Angra dos Reis (RJ);
- Belford Roxo (RJ);
- Mangaratiba (RJ);
- Mesquita (RJ);
- Paraty (RJ);
- Nova Iguaçu (RJ).
O saque calamidade é liberado somente quando o município decreta oficialmente estado de calamidade pública. A situação precisa ser confirmada mediante publicação de uma portaria pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
Como solicitar o saque do FGTS?
Quem mora em uma das cidades citadas pode fazer todo o processo pela internet, no aplicativo FGTS. Além disso, as agências da Caixa nessas regiões começaram a abrir às 9h desde o dia 4 de abril, uma hora antes do horário de funcionamento normal.
Confira como solicitar o saque calamidade do FGTS:
- Acesse o app FGTS;
- Informe os dados para fazer o login;
- Clique em “Meus Saques”, em seguida em “Outras Opções de saque”;
- Escolha a opção “Calamidade pública” e selecione seu município.
Para confirmar o processo, o trabalhador precisa enviar uma foto de documento de identidade, um comprovante de residência e sua certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável (quando for o caso). O prazo de análise e depósito dos recursos é de até cinco dias úteis.