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INSS: Como solicitar o benefício de R$ 1.212 para quem nunca contribuiu?

Auxílio mensal no valor de um salário mínimo pode ser solicitado por cidadãos que nem mesmo sabem da sua existência.



Idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência pertencentes a famílias de baixa renda podem contar com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O auxílio pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem valor de um salário mínimo (R$ 1.212) por mês.

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No caso da pessoa com deficiência, essa condição pode ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, desde que de longo prazo. Confira os demais requisitos para receber:

  • Ter renda mensal de até 1/4 do salário mínimo (R$ 303) por pessoa;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ter laudos, atestados e outra documentos que comprovem a condição de deficiente.


Procedimento e documentos para solicitar o BPC

O primeiro passo para requerer o benefício é entrar em contato por meio de um dos seguintes canais do INSS:

  1. Central de atendimento telefônica, no número 135;
  2. Site ou aplicativo “Meu INSS”; ou
  3. Agências da Previdência Social (APS).

Também é possível solicitar o BPC presencialmente, comparecendo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. O interessado deve apresentar os documentos abaixo:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de Residência.

Depois é só aguardar o prazo de análise do pedido pelo INSS. O acompanhamento do processo pode ser feito pelos mesmos canais digitais citados acima.




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