Alguns aplicativos, na busca por novos clientes, estão oferecendo opções de compras compartilhadas, nas quais um grupo se reúne para adquirir determinados produtos com desconto dado conforme o número de pessoas que dividem a conta final.
Veja também: Com altas nos preços, gasolina caseira viraliza; Vale a pena o risco?
Esse esquema é bem parecido com o que o Peixe Urbano e o Groupon fizeram há uns anos. Essas empresas ofereciam cupons de desconto em grande escala, porém integrando e conectando mais pessoas pela internet.
Esse é o caso do aplicativo da Magazine Luiza, que em março lançou a opção “Compra Junto”, na qual oferece desconto em produtos de atacado com 60% de desconto. No espaço de desenvolvimento dentro do aplicativo da varejista, é possível encontrar bebidas, eletrônicos e vários outros itens com desconto de acordo com uma cota mínima atingida.
O aplicativo Facily é um outro exemplo que tem a mesma proposta. Ele oferece um grande catálogo com 190 mil produtos, entre itens pessoais, roupas, eletrônicos e até mesmo alimentos perecíveis. Com um crescimento excepcional desde o começo da pandemia, o aplicativo é uma boa opção para quem deseja comprar com descontos e não liga de receber o produto duas semanas depois de feito o pedido.
Esses casos se enquadram perfeitamente no que é chamado de “social commerce”, modelo importado de grande mercado como o chinês e o norte-americano.
Vale lembrar que ao fazer compras pela internet, você precisa se proteger para não cair em fraudes e roubos. Por mais que tudo na internet seja mais facilitado, devemos tomar muitos cuidados.
Podemos ter como exemplo o aplicativo da Facily, que recebeu 151 mil reclamações no Procon, no ano anterior. Esse fato fez com que a plataforma assinasse um termo de compromisso com o órgão de fiscalização, no qual se compromete a reembolsar os clientes e também a fazer a criação de canais de reclamação para eventuais problemas nas compras.
As grandes marcas, como a Magazine Luiza, possuem know-how nas entregas. Assim, os consumidores podem saber que qualquer tipo de problema com a entrega será resolvido pelo vendedor direto. Já nos aplicativos menores, você deve ficar atento às regras e às informações de cada promoção, verifica também as formas de pagamento e o prazo de entrega.
Qualquer tipo de problema que não possa ser resolvido na plataforma, você deve se dirigir ao Procon e formalizar a sua reclamação. Para evitar cair em golpes e fraudes, você deve pesquisar muito bem sobre os sites, antes de fazer qualquer tipo de compra.