scorecardresearch ghost pixel



CadÚnico: Governo lança novidades no aplicativo de benefícios sociais

Novidades que chegou no aplicativo do CadÚnico.



O Cadastramento Único, também conhecido por CadÚnico, ganhou uma nova ferramenta, que possibilita a consulta e o cadastramento de famílias que vivem em situações menos favorecidas. O aplicativo teve seu lançamento na manhã do dia 30 de março, quarta-feira, durante a inauguração da Estação Cajupiranga, no Rio Grande do Norte, onde estava presente o presidente, Jair Bolsonaro, e o ministro da Cidadania, João Roma.

Veja também: Benefícios sociais: entenda a importância da atualização do CadÚnico

Além do aplicativo, o cidadão pode acessar seu CadÚnico através da plataforma do Governo, onde são encontrados todos os serviços disponibilizados à população. O Cadastramento Único é utilizado pelo governo para identificar a situação na qual as famílias se encontram, ficando por dentro de características como nível de escolaridade, situação de trabalho, situação de renda, eentre outras.

Além disso, o cadastramento também é a porta principal para que as famílias de baixa renda possam ser beneficiadas por algum dos diversos programas sociais,de responsabilidade do Governo Federal.

Durante a inauguração, o ministro da Cidadania destacou ainda que o aplicativo é vantajoso, pois facilita o acesso das pessoas aos benefícios oferecidos, além de trabalhar com transparência, inovando na modernização.

O novo aplicativo

O aplicativo do Cadastro único está disponível tanto para Android quanto para iOS, e para baixá-lo basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e realizar o download, que será feito de maneira gratuita.

Através da plataforma, diversos recursos estarão disponíveis, entre eles, consulta de benefícios, indicação de pontos de atendimento mais próximo do cidadão, emissão de comprovante e, além disso, possibilidade de fazer o autocadastramento no CadÚnico.

O Ministério da Cidadania aponta ainda que o tempo de espera nas unidades de cadastramento vai ser reduzido por conta da utilização do aplicativo, já que as famílias já terão preenchido as informações principais através dele.

Atualização de dados

Outra novidade que o aplicativo oferece às famílias é a possibilidade de alteração dos dados do CadÚnico, de maneira online, rápida e prática.

Antes do lançamento do aplicativo, no entanto, o cadastro e as atualizações deveriam ser feitas de maneira presencial no CRAS da cidade ou no setor responsável pelo cadastramento único no município onde a família reside.

Agora, com o surgimento do aplicativo, ou até mesmo através da plataforma do gov, é possível que o cidadão faça as atualizações necessárias, direto do celular, sem precisar sair de casa e sem precisar agendar nenhum tipo de atendimento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário