Quando se deseja emagrecer a primeira medida pensada é como diminuir o máximo o consumo de alimentos ricos em carboidratos, não é mesmo? Mas será que retirar os alimentos totalmente da dieta verdadeiramente emagrecem? Vamos descobrir o que é verdade e o que é mito.
Veja também: 5 motivos para você começar a usar mais embalagens de vidro
Para emagrecer é preciso gastar mais energia e diminuir as quantidades calóricas consumidas. No entanto, não adianta apenas diminuir ou restringir a quantidade de alimentos, é necessário saber fazer escolhas mais inteligentes durante o processo. Isso porque mais importante que as quantidades calóricas dos alimentos são suas quantidades nutricionais.
Estar com o organismo bem nutrido favorece tanto para o emagrecimento, como para o ganho de massa muscular ou para fortalecer o sistema imunológico.
De acordo com a nutricionista Adriana Zanardo, existem mitos e verdades referentes aos carboidratos, vamos descobrir quais são eles!
Carboidrato engorda: o que é verdade e o que é mito?
Isso não é uma verdade. Os carboidratos são excelentes fontes de energia, o corpo necessita deles para poder executar suas atividades. O fato de engordar está relacionado às quantidades ingeridas. Se você for um praticante de atividade física e consome pouco carboidrato, as chances de acumular gorduras são bastante pequenas.
Para a nutricionista, a falta de alimentos carboidratos pode desencadear distúrbios metabólicos. Portanto, devem ser consumidos com moderação sempre.
O leite engorda e faz mal?
Vai depender do tipo de leite, por exemplo, as marcas comercializadas no supermercado, fazem mal devido às altas concentrações de substâncias artificiais colocadas para manter a conservação por mais tempo. O leite contém proteínas que colaboram para o desenvolvimento de alergias alimentares, porém não são todas as pessoas que desenvolvem, alguns organismos reagem bem a essas proteínas.
Existem alimentos que provocam o emagrecimento?
De acordo com a nutricionista, nenhum alimento sozinho tem poder de estimular o emagrecimento. O que acontece para ocorrer a queima de gordura é a ingestão de menos quantidades nas porções de comida e isso de maneira constante. Vale lembrar que somente com baixo índice calórico e com uma vida com hábitos saudáveis que estimulam o emagrecimento e a manutenção de peso a longo prazo.
O que seria um prato ideal para quem está buscando emagrecer?
Para a nutricionista, ter um cardápio variado composto de alimentos de fontes de proteínas, cereais, vegetais e legumes, é que considera uma boa refeição. Em relação às proporções de cada tipo de alimento, vai depender dos objetivos e particularidades de cada indivíduo.
Portanto, se você quer perder peso, o recomendado é procurar um nutricionista e fazer um acompanhamento personalizado conforme suas necessidades nutricionais.