scorecardresearch ghost pixel



Como retirar a gordura do fogão de maneira prática e rápida

Aprenda a maneira mais fácil de retirar a gordura do fogão. Tem até solução caseira para limpar e deixá-lo com carinha de novo.



Você deve concordar que estar com um fogão limpinho, livre de gorduras, é muito bom na cozinha. Mas, quem cozinha com frequência sabe que com o tempo a gordura vai causando manchas e impregnando em algumas partes, e a sua remoção por vezes é bem complicada. Pensando nisso, trouxemos esse texto para você aprender como retirar a gordura do fogão de forma rápida e prática.

Veja também: As 3 melhores receitas para combater pragas na sua casa

Cuidados necessários com uso de produtos que prometem retirar a gordura do fogão

Antes de iniciar a limpeza em seu eletrodoméstico, certifique-se que o aparelho esteja desligado da tomada, para evitar choques elétricos. Quando estiver manuseando as válvulas, cuide para não abrir o gás neste momento. E por último, jamais utilize produtos inflamáveis para executar a limpeza de seu fogão.

Além desses cuidados, preste atenção ao material usado para limpeza, pois dependendo do pano e do tipo de material do fogão pode causar arranhões, que certamente você não deseja ter. Desta forma, utilize buchas amarelas, brancas ou azuis de material de fibras. E não use esponjas abrasivas em nenhuma parte.

Outro cuidado importante se refere ao produto de limpeza. Tente escolher por um que tenha cheiro mais suave e que desapareça rapidamente, para evitar que seja transferido para os alimentos mais tarde.

Qual a maneira mais fácil de retirar a gordura do fogão?

Para eliminar aquelas gorduras resistentes dá para fazer duas receitas caseiras:

  • Despeje vinagre branco pela superfície do fogão e aguarde por uns 15 minutos, após o tempo limpe com um paninho seco ou toalha de papel.
  • A outra solução é utilizar bicarbonato de sódio como solução em água e passar no fogão e no forno com a ajuda de um paninho.

Passo a passo da limpeza do forno

Retire a grade do forno e deixe de molho por meia hora dentro de uma bacia grande ou na pia junto com um pouco de desengordurante.

Cuide para não deixar cair substâncias no buraquinho do forno para não danificar o fogão, para isso use alguns pedaços de pano do tipo perfex.

Forre o chão ao redor do fogão para não cair produto ao redor e danificar o chão.

A seguir, use uma esponja não abrasiva na área que precisa ser limpa e esfregue. Para retirar o produto use um pano seco e limpo.

Use uma esponja com cano longo e cerdas de nylon para limpar a parte interna do forno.

Passo a passo da limpeza do fogão

Retire todas as partes removíveis do fogão como grades, bucais e botão e deixe de molho em água quente por meia hora. Depois lave as peças e deixe secando.

E utilize um produto de sua preferência, mais água morna e a esponja não abrasiva e esfregue o fogão. Após, passe um pano limpo e seco. Se você quiser ter um fogão limpo por mais tempo, uma dica é usar folhas de alumínio.




Voltar ao topo

Deixe um comentário