scorecardresearch ghost pixel



Conheça 3 dicas para deixar o seu cantinho de estudos mais funcional

Falta de concentração e a constante procrastinação atrapalham a vida de qualquer pessoa, mas a solução vai muito além do que apenas criar cronogramas e ter bons materiais, é necessário atentar-se ao lugar.



Muitos se sentem mais à vontade estudando em uma biblioteca ou na sala de aula, mas por que será? Perceba o quanto a disposição dos móveis, movimentação das pessoas e até cores influenciam seu estado mental. 

A capacidade de focar em um assunto depende do quanto o ambiente te distrai ou estimula o aprendizado. Organização é a palavra chave, definindo primeiro um canto do seu quarto, sala ou outro cômodo que sirva como ‘’canto de estudos’’, no qual você olha e não se sinta pressionado a se acomodar por obrigação. 

Veja também: Youtube cria catálogo com filmes e séries gratuitos; veja como assistir

Os detalhes são muito importantes nesse cenário, pense nos elementos que remetem ao conhecimento e entenda as suas necessidades. No início, tente identificar se é preciso adquirir produtos de papelaria, uma escrivaninha maior e os recursos disponíveis para investir na sua rotina.

Evite comparações com amigos e colegas, idealizando o ‘’cantinho perfeito’’, porque cada um tem suas próprias ferramentas e as aparências podem enganar, nem sempre um local bonito cria uma atmosfera adequada ao ofício de aprender. 

Agora conheça 3 dicas essenciais para transformar o seu cantinho de estudos

Funcionalidade

Conforme foi observado, beleza não vai ajudar a te motivar, pelo contrário, uma escrivaninha cheia de cores e objetos tem a tendência de criar mais distrações. Compre organizadores, painéis para colar anotações e um móvel que comporte todos os seus equipamentos de trabalho. E é importante ressaltar que o conforto também deve ser levado em conta na escolha de cadeiras e mesas, prevenindo o cansaço e dores articulares.

Tenha tudo em mãos

Quando você não está usando o canto de estudos, deixe o ambiente mais limpo, sem cadernos, canetas e folhas jogadas. Isso desestimula o impulso inicial necessário para iniciar uma sequência de tarefas, porque o pensamento se limita a ‘’limpar tudo isso será trabalhoso’’. Poucos minutos antes de começar seus afazeres, reserve apenas o imprescindível, da garrafa de água até os livros.

A vista é importante

O costume de personalizar a decoração de um quarto é legal, mas dependendo do seu comportamento, locais muito carregados de informação podem gerar sentimentos como ansiedade. Se a vista da sua janela transmite calma é uma excelente alternativa ficar de frente para a luz. Do contrário, instale uma cortina e lembre-se, considerar o minimalismo faz parte do processo. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário