Malware pode ser classificado como qualquer tipo de software que pode causar intencionalmente algum tipo de dano a um computador, a algum servidor ou a alguma rede de computadores. No entanto, nos dias atuais, é muito comum vermos por aí diversas pessoas fazendo o download desses aplicativos propositalmente para monitorar todas as atividades desenvolvidas por um celular em um determinado dia.
Veja também: Whatsapp vai parar de funcionar NESTES celulares nos próximos dias; veja lista completa
Apesar de comum, muitas pessoas ainda não possuem domínio e conhecimento acerca do assunto. Pensando nisso, separamos aqui os principais tópicos a respeito dele para esclarecer as dúvidas mas frequentes. Se você tem alguma, continue a leitura e fique por dentro do assunto.
Como funciona o malware?
Apesar de existirem estudos relacionados ao uso desse software, ainda não se sabe exatamente como ele é distribuído. Ao fazer o download do aplicativo e acessá-lo para usá-lo pela primeira vez, ele exibe uma lista de permissões de funcionamento e, após o usuário conceder a autorização, o software terá acesso a informações como localização, câmera, microfone, armazenamento, contatos e até mesmo registros de chamada.
Os hackers que utilizarem esse software poderão ainda ter acesso a mensagens de textos, fotos, vídeos, fazendo com que os indivíduos tenham sua privacidade altamente violada, fazendo ainda com que o cidadão tenha a chance de ter seus dados vazados, correndo sérios problemas.
No entanto, a percepção desse aplicativo pode ocorrer de maneira complicada, de forma que ele consegue autorização para que a execução possa ser feita em segundo plano, fazendo com que o ícone seja removido.
Porém, o que fará com que o indivíduo perceba que algo está errado e que tem um hacker tendo acesso a todas as suas informações é a notificação permanente que o aplicativo exibe, que faz com que a pessoa identifique a presença de um espião em seu celular.
Como se proteger do malware?
Tendo em vista o perigo que o vazamento de dados pode causar, é importante estar sempre atento às maneiras de se proteger desse software que pode invadir suas informações. Além disso, é necessário saber como identificá-lo caso esteja instalado em seu dispositivo.
O primeiro passo importante é o indivíduo realizar revisões frequentes no seu aparelho e no sistema operacional, bem como estar sempre atento às permissões que os aplicativos exigem. Assim, o cidadão evitará que coisas desagradáveis aconteçam em seu dispositivo.
Ademais, outro ponto fundamental é estar atento às atualizações de software do seu aparelho, pois cada atualização gera medidas de proteção diferentes para o Android.