Cuidado! Se você toma pílulas para dormir precisa ficar atento a estes riscos

Muitos remédios para dormir são utilizados de forma incorreta por milhões de pessoas. O problema é que eles trazem riscos para a saúde e podem até mesmo levar à morte.



Os remédios para dormir são utilizados por muitas pessoas que precisam e também por aqueles que apenas querem uma noite bem dormida. Há ainda relatos de passageiros de avião que tomam as pílulas controladas para burlar o medo de altura ou de viajar, por exemplo. O problema é que essas substâncias podem causar prejuízos para a saúde e até levar a óbito.

Veja também: Iogurte e vinho: médicos apostam neste combo alimentar contra diabetes

Primeiramente, entenda que existem pacientes com distúrbios do sono ou transtornos psicológicos que precisam fazer uso dos medicamentos. No entanto, isso só acontece com controle e prescrição médica, para garantir a segurança do paciente. Ainda assim, algumas pessoas se arriscam a tomar os remédios para dormir de modo aleatório e arbitrário.

Remédios para dormir podem matar pessoas desavisadas

Nos Estados Unidos da América, o uso de remédios para dormir causou até meio milhão de “mortes em excesso”. Isso é o que demonstra um estudo de 2010, ou seja, o número atual pode ser ainda maior. Os remédios analisados foram zolpidem e temazepan.

Ambas as substâncias deixam o cérebro “atordoado” e comprometem a relação entre o sistema motor e o cognitivo. Por isso é normal que pessoas medicadas ajam de forma estranha, como se estivessem sonâmbulas.

O problema é que alguns motoristas tomam o remédio antes de dirigir, por exemplo. Ainda existem pessoas que misturam com bebidas alcóolicas ou arriscam superdosagem para ter “mais efeito”. Todas essas situações elevam 4 vezes mais o risco de morrer.

Como evitar os riscos dos remédios para dormir?

Os médicos são unânimes em dizer que o uso de tais medicamentos só ocorre após outras tentativas de tratamento infrutíferas. Em outras palavras, os fármacos se tornam a última opção para combater insônia e outros problemas. Ainda assim, as causas da dificuldade do sono precisam ser encontradas para retirar os remédios para dormir da pessoa.

Por isso, a melhor forma de evitar os riscos é buscar examinar as causas que te levam a perder o sono. Veja o que pode ser feito e como contornar os problemas para evitar o uso medicamentoso das substâncias para dormir.

Os sedativos podem causar alucinações, provocar comportamentos dissociativos e comprometer o rendimento diário. O corpo fica mais “pesado”, com movimentos lentos e há dificuldade para desempenhar tarefas simples. Sempre procure um médico antes de administrar algum remédio por conta própria.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário