scorecardresearch ghost pixel



Iogurte e vinho: médicos apostam neste combo alimentar contra diabetes

Pesquisas indicam que ajustes na dieta alimentar ajudam a combater o diabetes, além de melhorar a flora intestinal.



Certos hábitos alimentares podem ajudar a combater o diabetes tipo II, são o que cientistas afirmam com base em estudos recentes publicados. As conclusões indicam que alimentos como vinho e iogurte possuem efeitos positivos na saúde da microbiota intestinal.

Veja também: É verdade que pimenta faz mal para os rins?

Ainda segundo a ciência, os resultados devem ser considerados para criação de estratégias que atuem na prevenção e para melhorar os resultados contra o diabetes. Em comunicado, Matti RuusKanen, um pesquisador da Universidade de Turku, localizado na Finlândia afirmou que: “Uma estratégia viável é identificar os primeiros sinais do diabetes tipo 2 para tomar medidas preventivas, como modificar o estilo de vida”.

O cientista, em conjunto com outros colegas, estudou os sinais precoces oriundos da microbiota humana. Foram revisados mais de 5 mil registros de saúde de pessoas durante mais de 16 anos.

Foram identificados 6 grupos de bactérias que pertencem ao tipo Lachnospiraceae, que estão relacionados ao surgimento do diabetes. Sendo que esses grupos de bactérias já haviam sido relacionados com a formação de outras doenças metabólicas ligadas ao sistema hepático.

Iogurte: um dos alimentos capazes de combater o diabetes

Uma equipe de pesquisadores do Canadá fez uma pesquisa baseada em suspeitas antigas para descobrir como evitar a doença metabólica. Os cientistas foram atrás de respostas para entender a razão do consumo de iogurte estar relacionado à diminuição dos riscos de diabetes.

Um experimento feito em ratos, no qual um grupo de animais foi alimentado com uma dieta rica em açúcar e gordura. Outro grupo, foi dado duas porções de iogurte diariamente. Depois de dez semanas, o grupo de roedores que consumiu o iogurte apresentou melhores índices de açúcares no sangue e aumento na resistência à insulina.

No entanto, o outro grupo de roedores apresentou uma diminuição de tamanho do fígado decorrente do aumento de peso. 

Para os pesquisadores, os produtos lácteos fermentados possuem uma substância chamada BCHA que atua na prevenção do diabetes.

Mas o médico especialista em longevidade saudável da clínica Viva Mais, em Brasília, Dr. Agostinho Moreira, acredita que são necessários avaliar outros dados antes de concluir que o iogurte é um alimento que protege o corpo contra a doença metabólica.

Vinho: um antioxidante capaz de combater o diabetes

Um estudo realizado pelo  Centro de Pesquisa em Obesidade da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, avaliou dados médicos de mais de 312 mil usuários de álcool, durante mais de uma década e foi identificado que cerca de 2,75% das pessoas desenvolvem diabetes tipo II.

Para os autores da pesquisa, a diminuição não está ligada ao álcool em si, mas aos ingredientes como o vinho. Concluindo que são os compostos antioxidantes presentes no vinho os responsáveis pela redução dos riscos de diabetes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário