De acordo com a Rede Portuguesa de Hospitais RUF, pelo menos 25% das pessoas no mundo apresentam um quadro anêmico. A subnotificação de casos é explicada pela falta de informação em relação à doença. A deficiência nutricional e outros hábitos podem estar relacionados à condição e devem ser observados. Ao contrário do que muitos pensam, fraqueza não é o sintoma mais alarmante, sinais silenciosos também se revelam no organismo.
Veja também: Você conhece a dieta anabolizante? Aprenda a construir massa muscular
O acompanhamento médico e exames são extremamente necessários em qualquer suspeita, porque cada caso exige uma abordagem. A maioria consegue suplementar ou adquirir os nutrientes a partir de uma alimentação balanceada. Quando a manifestação se dá em decorrência de uma outra enfermidade, a intervenção do médico tende a mudar, variando conforme as queixas e diagnósticos analisados.
Confira os 4 fatores que podem indicar um quadro de anemia
Língua inchada, com vermelhidão e aspecto liso: Dormência constante sem justificativa na língua que muda o sabor dos alimentos e presença de aftas e outras feridas na boca, mesmo que no inverno
Pele mais pálida do que a tonalidade natural e olhar baixo: Verifique se a córnea que reveste o glóbulo ocular está amarelada e a pele empalidecida. Manchas ao redor dos olhos levemente escurecidas podem indicar falta de vitaminas do complexo B.
Vontade de mastigar gelo ou consumir alimentos gelados com frequência: Sentir sede direto não é normal, mesmo aumentando o consumo de água, atualize seus exames. Do ponto de vista médico não há uma explicação para o desejo por itens gelados, mas muitos especialistas da reconhecem o sintoma.
Unhas sensíveis e quebradiças: Tanto as pessoas que roem unhas e aquelas com dificuldade de manter sua estrutura forte precisa verificar se não há insuficiência na absorção do ferro.