Sempre que um usuário realiza alguma pesquisa no Google, duas opções se apresentam a ele. É possível clicar no botão “Pesquisa Google” ou “Estou com Sorte”. O primeiro é o mais comum e é também o mais utilizado na grande maioria das vezes.
Veja também: Compartilhamento de mensagens do WhatsApp tem novo limite
O segundo, por sua vez, irá direcionar seu resultado para a página de conteúdo que tenha maior relevância com o que deseja saber. Na prática seria como entrar no primeiro link de uma busca padrão, por exemplo.
“Estou com sorte” do Google serve para melhorar experiência?
O objetivo do Google sempre foi e continua sendo oferecer resultados com grande confiabilidade aos usuários. Em outras palavras, o buscador quer oferecer informações de qualidade e que sejam verdadeiras para todos que buscam algum tema. Isso tudo é possível de se obter através de apenas um clique.
Dessa maneira, o botão “estou com sorte” ajuda as pessoas a encontrar o resultado com a confiabilidade mais alta entre todos. Além disso, economiza tempo de pesquisa para quem está com pressa e pretende ter a melhor informação rapidamente.
A opção “estou com sorte” é realmente útil?
Embora a premissa seja interessante e sedutora, a verdade é que a opção de pesquisar por “estou com sorte” não é útil. Prova disso é a exclusão dela de dispositivos móveis, por exemplo.
Muitos sites espalham fake news e desinformação e podem aparecer em primeiro lugar na busca. Isso ocorre pois existem formas de “burlar” o Google e conseguir forçar uma confiabilidade falsa em algum texto.
Por isso, o melhor é pesquisar normalmente e checar os resultados que se apresentam como melhores opções.