scorecardresearch ghost pixel



Descubra agora se vale a pena parcelar o cartão de crédito

Entenda de uma vez por todas se vale a pena parcelar o cartão de crédito depois de atrasar a fatura. Veja como funciona o parcelamento e o que é necessário entender antes de firmar o acordo.



O cartão de crédito costuma ser um bem muito desejado pelos consumidores, embora sua utilização exija maturidade. A sensação de ter um cartão com limite disponível na mão é a mesma de ter dinheiro a mais no bolso. Claro que a realidade não é essa e logo a fatura chega para acabar toda a alegria. Por isso, saiba se vale a pena parcelar a fatura do cartão de crédito.

Veja também: Não jogue fora! Coisas velhas que valem bastante dinheiro

Vale a pena parcelar a fatura do cartão? Entenda como funciona

Primeiramente, saiba que o que mais gera dúvidas sobre o assunto está na aplicação de juros do parcelamento da fatura. Não existe uma taxa única cobrada por todos os bancos. Ou seja, cada instituição financeira possui uma política própria sobre o assunto.

O melhor é sempre pagar a fatura cheia e evitar o parcelamento, mas às vezes isso não é possível. Então, o jeito é dividir em mais pagamentos. Consulte seu banco para saber quais são as taxas específicas que serão cobradas e faça os cálculos.

Para evitar a maior incidência de juros totais faça a opção pelo menor número de parcelas possíveis. Tente negociar com o banco as melhores condições, sempre que for possível fazer isso.

Ao parcelar a fatura, eu devo pagar o mínimo?

Não, mas geralmente a entrada do parcelamento corresponde ao valor mínimo cobrado para o pagamento da fatura em atraso. Prepare-se para efetuar o primeiro pagamento imediatamente, isso não se trata da opção. Todos os bancos exigem a entrada para o mesmo dia ou para os dias sequentes.

O próximo passo está em pagar as parcelas em dia, já que o atraso pode acarretar quebra de contrato. Neste caso, o processo recomeça e os juros serão ainda maiores. Uma fatura pode facilmente dobrar de valor nessa situação.

Por fim, lembre-se de não utilizar o cartão enquanto não quitar o parcelamento. Do contrário, os riscos de ter que fazer novo parcelamento e enrolar a vida financeira serão bem altos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário