São inegáveis os ganhos obtidos pela escolha inteligente dos alimentos postos no prato. Isso porque, a boa alimentação previne doenças e promove muitos benefícios relacionados à saúde e ao bem-estar.
Veja também: Como o chocolate ajuda no alívio de cólicas menstruais
Por outro lado, certos alimentos pouco saudáveis podem elevar os riscos de problemas de saúde, principalmente se forem consumidos sem moderação e diariamente. É o caso de alimentos compostos de gorduras ruins, ou repletos de açúcares refinados, ou ainda, cheios de sódio.
Esses alimentos colaboram para o desenvolvimento de problemas de circulação, obstrução das artérias, podendo causar problemas cardíacos e até a morte. Segundo estudos publicados, a arteriosclerose é uma das doenças que mais causam morte no mundo, sendo provocada, principalmente, pela má alimentação.
Mas a boa notícia é que podemos evitar problemas circulatórios e reduzir os riscos de outros, a partir da alimentação correta e adequada.
Alguns grupos alimentares são capazes de fazer o efeito contrário, limpando as artérias e reduzindo o colesterol ruim.
Esses alimentos limpam as artérias e previne o colesterol “ruim”
Romã
O suco feito de romã é eficaz no tratamento de problemas arteriais devido às suas propriedades antioxidantes. A fruta possui muito mais substâncias antioxidantes que outras frutas como a laranja e a cranberry.
Alho
É um alimento anti-inflamatório e antioxidante, capaz de eliminar os radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular. Também tem ação em reduzir os índices de colesterol ruim e aumentar os de colesterol bom. O alho ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e evita a pressão alta.
Azeite de oliva
É fonte de gorduras monoinsaturadas, que significa ter menos chances de sofrer oxidação, que consequentemente, evita que o colesterol oxidado se fixe nas cavidades das artérias e das veias. Além disso, previne doenças no coração.
Aveia
Alimento que estimula a digestão e fornece energia para o dia inteiro. O cereal possibilita a redução de colesterol, que por fim, evita o surgimento de arteriosclerose e problemas cardíacos.
Cúrcuma
É capaz de reduzir as chances de problemas de obstrução das artérias, graças ao seu princípio ativo chamado curcumina.
Espinafre
Estudos apontam ser um alimento que previne a oxidação do colesterol, por ser rico em elementos antioxidantes e vitaminas A e C.
Frutas secas
Têm propriedades capazes de estimular os ácidos graxos ômega 3, sendo um alimento essencial para reduzir riscos de obstrução das artérias.
Maçãs
É rica em pectina que elimina o colesterol com maior facilidade do organismo. E por conter flavonoides ajudam na redução de riscos cardíacos.
Tomates
Evita que o colesterol ruim se fixe nas cavidades das artérias devido à alta concentração de licopeno, um antioxidante presente no tomate.
Peixes
É fonte de ômega 3, ácidos graxos capazes de limpar as artérias. Os peixes mais recomendados são o salmão, a cavalinha, o atum e as sardinhas.