scorecardresearch ghost pixel



Descubra se o abono PIS/Pasep ano-base 2021 será pago ainda neste ano

Caixa Econômica Federal finaliza nesta quinta-feira, 31, o pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2020.



O abono salarial PIS/Pasep com ano-base 2020 teve sua última parcela depositada nesta quinta-feira, 31, totalizando cerca de 24 milhões de trabalhadores contemplados. O benefício, que deveria ter sido pago em 2021, teve seus repasses adiados para este ano após decisão do governo.

Leia mais: Saque dos R$ 208 milhões ‘esquecidos’ do PIS/Pasep começa hoje; Veja como fazer

Neste sentido, muita gente levantou a possibilidade de pagamentos duplos, já que o abono referente ao ano passado também deveria ter sido liberado agora. Como isso não aconteceu, a dúvida é: quando será pago o PIS/Pasep com ano-base 2021?

Abono PIS/Pasep 2021: quando sai?

Em geral, os depósitos ocorrem no ano seguinte ao período trabalhado. Ou seja: quem trabalhou em 2010 recebe o benefício em 2011, e assim por diante. Contudo, o governo decidiu adiar os repasses do ano passado para poupar dinheiro e acabou bagunçando um pouco o calendário.

A expectativa é que o abono com ano-base 2021, que sairia em 2022, fique para 2023. Essa é a possibilidade mais aceita, considerando que não houve nenhuma sinalização de novos depósitos neste ano.

Sobre o abono salarial

O programa oferece um benefício de até um salário mínimo (R$ 1.212) para trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep). Para receber, é necessário se enquadrar nas seguintes regras:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido, em médio, remuneração mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
  • Ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Mais informações sobre o abono PIS/Pasep estão disponíveis no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158. O cidadão também pode entrar me contato diretamente com o banco pagador do benefício, sendo a Caixa Econômica Federal para o PIS e o Banco do Brasil para o Pasep.




Voltar ao topo

Deixe um comentário