Detran vai cancelar CNHs irregulares de motoristas; Quem pode perder o documento?

Punição para quem for pego dirigindo com habilitação irregular inclui detenção de seis meses a um ano ou pagamento de multa.



O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) pede a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de centenas de condutores com suspeita de irregularidade na obtenção do documento. Ao todo, foram divulgados 367 nomes que poderão ter o direito de dirigir invalidado.

Leia mais: Vai renovar ou tirar sua CNH? Então fique por dentro das novas regras

Em um primeiro edital, 257 motoristas poderão apresentar defesa por escrito junto ao Detran-MT como forma de esclarecer eventuais irregularidades. O processo exige que os papéis sejam protocolados na sede do órgão ou em qualquer Cinetran, no caso de quem reside no interior do estado.

No segundo edital divulgado, consta a relação de 110 condutores que terão a CNH cancelada. Os mesmos terão o prazo de 15 dias para entrar com recurso por escrito junto ao Detran-MT para recorrer da decisão, caso contrário o documento deixará de ter validade.

As notificações via edital acontecem apenas quando todas as tentativas de contato com o motorista tiveram insucesso. Geralmente isso acontece quando a pessoa muda de endereço. Portanto, é sempre importante manter os dados atualizados junto ao órgão de trânsito.

Lembrando que os motoristas que tiveram o nome colocados na lista de notificações poderão ser punidos caso sejam pegos conduzindo um veículo sem a respectiva habilitação. De acordo com o artigo 309 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a punição é detenção de seis meses a um ano ou pagamento de multa.

Aqueles que desejam consultar a lista de nomes divulgados pelo Detran podem acessar o Edital 1 e o Edital 2.




Voltar ao topo

Deixe um comentário