scorecardresearch ghost pixel



Vai renovar ou tirar sua CNH? Então fique por dentro das novas regras

Saiba sobre as novas regras sobre tirar e renovar sua CNH.



Ao fazer 18 anos, o sonho de muitos adolescentes acaba se tornando tirar a carteira de motorista. Isso porque, de certa forma, ao tirar a CNH, o indivíduo acaba alcançando mais autonomia na realização das tarefas ao longo do dia. No entanto, para tirar a carteira, assim como funciona em diversos outros procedimentos, é necessário o pagamento de uma taxa, mais a anexação de determinados documentos, para dar início ao processo de emissão da CNH.

Veja também: Inscrições abertas para benefício de R$ 1.000; Saiba como participar

Muitas pessoas têm ainda algumas dúvidas relacionadas à retirada da CNH, visto que as regras de trânsito oscilam muito conforme os anos se passam. Logo, pensando em melhorar o entendimento a respeito desse assunto e facilitar no momento de tirar a carta, separamos aqui os principais tópicos acerca desse processo. Continue a leitura e tire suas dúvidas.

Como tirar a CNH?

Para tirar a CNH não existe muita complicação, basta que a pessoa tenha 18 anos ou mais, dar entrada na emissão e ser aprovada nos exames psicológicos, de aptidão física e mental, e atender a alguns requisitos, como:

  • Possuir comprovante de residência;
  • Possuir CPF, Cadastro Pessoa Física;
  • Possuir documento de identidade ou equivalente;
  • Saber ler e escrever.

Ademais, para se inscrever para tirar a CNH, o indivíduo deve preencher um formulário inicial e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Esse cadastro pode ser feito de forma online, no Departamento de Trânsito da sua cidade ou em um Centro de Formação de Condutores, mais conhecido por CFC.

Além disso, antes de efetivamente começar a dirigir, o indivíduo passará por provas práticas e teóricas, que serão as responsáveis por definir se ele está apto ou não para ter a carteira de motorista e transitar com um carro nas ruas.

Renovação da CNH

Assim como qualquer outro documento, a carteira de motorista também conta com um prazo de validade e, caso o motorista seja pego dirigindo com a carteira vencida, ele poderá sofrer com as penalidades.

Assim, ficar atento ao prazo de validade desta documentação é extremamente importante para que o cidadão possa continuar dirigindo. Além disso, o Detran tem papel fundamental em informar o indivíduo que a carteira está para vencer.

No ano de 2022, por exemplo, o prazo de renovação para quem possui 50 anos ou menos e acabou de emitir a CNH é de até 10 anos, já para os que possuem idade entre 50 e 70 anos, o prazo é de até 5 anos e, por fim, para quem tem mais de 70 anos, este prazo reduz para 3 anos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário