scorecardresearch ghost pixel



É verdade que mulheres ganham peso durante a menstruação?

O ganho de peso durante o ciclo menstrual ocorre devido às quedas do hormônio feminino progesterona que causa algumas alterações no organismo.



Se durante o seu período menstrual você notar que as roupas estão mais apertadas, saiba que isso acontece com a maioria das mulheres. Não fique desanimada, pois isso não indica que você engordou e pode ficar tranquila, porque vai passar em poucos dias.

Veja também: Você tem dificuldade para dormir? Aprenda a fazer este suco natural

Mas vamos compreender os motivos por trás desse incômodo.

Por que as mulheres ganham peso durante o ciclo menstrual?

A menstruação e os seus sintomas costumam variar de mulher para mulher. É quase impossível escapar ilesa desse quadro, já que de acordo com pesquisas, 97% das mulheres costumam sofrer de TPM e 65% podem apresentar inchaços que elevam seu peso corporal em até 5 quilos.

Isso acontece porque durante o período menstrual, o hormônio da progesterona sofre uma queda em seus níveis, causando uma retenção de líquidos. Por conta disso, o corpo da mulher ganha alguns quilos extras.

Por conta dessa queda hormonal, o organismo passa por outras alterações desconfortáveis e que podem levar ao aumento de peso.

Durante a menstruação, há um aumento do apetite por comidas menos saudáveis. Muitas mulheres acabam exagerando nos doces e salgados para compensar seus desejos alimentares, e consequentemente, acabam engordando. 

Também é um período em que a mulher tende a ficar mais cansada, menos disposta, muitas vezes acaba evitando a academia ou sua rotina de exercícios físicos.

Por sentir mais cansaço e indisposição, algumas mulheres aumentam as quantidades de café ou energético durante esse período. Isso acaba gerando desconfortos gástricos e colaborando para o inchaço. 

O que comer para evitar os desconfortos do ciclo menstrual e não engordar durante esse período?

A estratégia é consumir alimentos que reduzam os sintomas da TPM, proporcionando maior bem-estar durante o ciclo menstrual, mas para isso é preciso apostar em alimentos naturais e manter o corpo bem hidratado.

Alguns alimentos podem reverter os sintomas da TPM e ajudá-la a não ganhar peso nesses dias, veja quais são:

  • Laranja
  • Manteiga de amêndoa
  • Iorgurte 
  • Kombucha
  • Quinoa
  • Feijões
  • Peixes
  • Carne de frango
  • Gengibre e cúrcuma
  • Vegetais folhosos

Vale lembrar que durante o ciclo menstrual você precisa caprichar na hidratação e evitar doces e comidas gordurosas e com excesso de sal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário