Estudo revela quantidade máxima de cerveja permitida por dia

Descubra qual é a quantidade máxima de cerveja para consumo diário indicada através de dados científicos. O resultado pode animar alguns e deixar outros bem preocupados.



Você gosta de tomar uma cervejinha no final de semana em casa, com os amigos e familiares, mas não sabe qual a quantidade máxima de cerveja tomar? Pois é, essa bebida está entre uma das mais apreciadas pelos brasileiros, principalmente durante churrascos e confraternizações.

Veja também: Mito ou verdade: chá de pata de vaca ajuda a combater diabetes?

Contudo, o consumo de bebida alcoólica exige responsabilidade e algumas precauções, como não dirigir após ingerir álcool, por exemplo. Por ter um volume alcoólico menor do que outras bebidas, a cerveja aparenta ser inofensiva. Pensando nisso, um estudo da Universidade da Pensilvânia decidiu investigar qual é a quantidade máxima de cerveja que uma pessoa pode ingerir.

Estudo mostra qual é a quantidade máxima de cerveja para se tomar moderadamente

De acordo com os resultados da pesquisa, uma ou duas cervejas apenas já são capazes de provocar alterações motoras e mentais. A bebida reduz o volume geral do cérebro e os volumes de várias áreas específicas do sistema nervoso central.

Aliás, qualquer bebida alcóolica atua diretamente na inibição do córtex pré-frontal. Esta é a região do cérebro que, entre outras coisas, atua na tomada de decisão. É através dela que uma pessoa consegue frear os impulsos e entender o que é certo ou o que é errado. Uma ou duas garrafinhas de cerveja (ou latinhas) já são capazes de afetar o bom senso de qualquer um.

O problema está no fato de que as alterações começam de forma sutil, até que sejam aparentes e despertem sinal de alerta. O consumidor de cerveja raramente acreditará que está com sua cognição ou atividade motora comprometida.

Pesquisa sobre quantidade máxima de cerveja possível ouviu 36 mil pessoas

Ao todo, o estudo utilizou dados colhidos de 36 mil pessoas. Ficou nítido que quanto maior for a quantidade de álcool ingerida com frequência, maior será o comprometimento do cérebro.

Além disso, foi observado que quatro ou mais unidades (copos, latas etc.) de cerveja por dia podem levar ao envelhecimento precoce. Os dados revelaram que alguém com esse hábito pode perder 10 anos completos de vida.

Por fim, a dica continua a mesma: beba com moderação e com responsabilidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário