O Brasil é um país com uma diversidade de energia incomparável. Além do gigantesco potencial energético presente nas reservas de água do país, também existem sistemas de energia eólica, solar, térmica e até nuclear no Brasil. O problema é que mesmo com tantas fontes energéticas a serem exploradas em nossas terras, o valor do watt-hora no país é um dos mais elevados que existem. Por isso que é importante buscar formas de economizar energia elétrica.
Veja também: Conheça 3 opções de saque do PIS/Pasep para 2022
Uma das melhores maneiras de reduzir o consumo de energia é conhecer os aparelhos domésticos que mais consomem eletricidade em sua casa. Para isso, separamos uma lista com os campeões do consumo, sendo eles:
- Ar-condicionado;
- Aquecedores;
- Chuveiro elétrico;
- Fogão elétrico;
- Geladeira;
- Freezer;
- Lava-louças;
- Maquina de lavar;
Esses são aparelhos eletrodomésticos comuns na casa dos brasileiros, mas que contribuem para um aumento considerável na conta de energia. Vamos entender como cada um deles impacta o consumo energético dentro de uma casa e como poupar energia com eles.
Ar-condicionado
No Brasil as altas temperaturas estimulam o uso constante do ar-condicionado. O problema é que este aparelho consome grandes quantidades de energia, principalmente quando precisa climatizar grandes áreas.
Métodos de isolamento térmico podem ajudar a reduzir o gasto de energia, assim como a realização de uma auditoria energética e instalação de isolamento. A calafetagem de uma casa também ajudará a selar lacunas e rachaduras para impedir que o ar frio escape ou o ar quente do verão entre.
Além disso, novos aparelhos atingem níveis de mais de 98% de eficiência, portanto atualizá-los é uma consideração a ser feita para economia de energia.
Aquecedores
Esses aparelhos poderiam ser os campeões de consumo, mas o curto período de tempo em que são usados minimizam o seu impacto.
Um dos primeiros passos para reduzir o consumo desses dispositivos é realizar uma auditoria energética, que pode informar aos proprietários da casa onde a energia está sendo perdida.
Uma vez identificados esses pontos, esforços podem ser feitos em partes específicas da casa para garantir a eficiência do aquecimento. Uma área principal que faz com que o calor escape são os problemas de isolamento.
Chuveiro elétrico
Se o aquecedor perde posição por ser utilizado apenas no inverno, o chuveiro elétrico ganha posições já que é utilizado o ano todo.
Para reduzir o consumo é necessário controlar o tempo de banho e a configuração do chuveiro. O ideal é desligar o aparelho em dias quentes e ligar apenas em dias mais frios. Outra opção é instalar um sistema de aquecimento com energia solar. Isso pode reduzir o consumo do dispositivo sem afetar o conforto.
Fogão elétrico
Prático e seguro. É assim que muitos usuários descrevem o fogão elétrico, o único problema é que esses aparelhos consomem muita energia. Uma forma de economizar é controlar cuidadosamente o tempo de uso desse dispositivo.
Geladeira
As geladeiras são aparelhos essenciais, mas infelizmente consomem muita energia elétrica. Por conta da importância desses aparelhos, a única maneira de economizar é investindo em dispositivos mais novos.
Freezer
Assim como as geladeiras, esses aparelhos também apresentam um consumo de energia elevado. Para economizar com o freezer é necessário verificar o isolamento do aparelho e tomar cuidado para não deixá-lo em cômodos muito quentes.
Lava-louças
As máquinas de lavar louça são o sonho de muita gente, mas esse sonho pode acabar se tornando um pesadelo. Isso porque o dispositivo consome quantidades elevadas de energia e a única forma de economizar é moderando o uso do aparelho.
Maquina de lavar
As máquinas de lavar também consomem muita energia, entretanto, um bom planejamento de lavagem pode ajudar a reduzir o gasto com esse dispositivo.
Muitas pessoas planejam cuidadosamente a rotina de lavagem e assim conseguem economizar energia com a máquina de lavar. Dar atenção a esses aparelhos podem ajudar a economizar energia em sua casa, por isso tome cuidado com eles.