scorecardresearch ghost pixel



Google vai barrar completamente apps para gravar ligações

Comunicado do Google estabelece data limite para permanência de apps para gravar ligações. A partir de maio todos os recursos desse tipo devem ser desativados.



Aplicativos para gravação de chamadas sempre foram algumas soluções interessantes para dar mais segurança e facilitar relações de trabalho. No entanto, era comum que vários programas assim fossem desativados repentinamente em celulares Android. Inclusive, o Google anunciou nesta semana que irá barrar completamente apps para gravar ligações a partir de maio.

Veja também: Conta digital que rende bem mais do que a poupança

Apps para gravar ligações não serão permitidos no Android

Novas políticas atualizadas da Play Store vão barrar totalmente a disseminação de aplicativos que tem como finalidade gravar ligações. A novidade pegou muita gente de surpresa após ser revelada na última quarta-feira (20), a partir de um documento na página de suporte do Google.

A empresa informou em seus avisos que: “a API de acessibilidade não foi projetada e não pode ser solicitada para gravação de áudio de chamadas remotas”. Diante disso, os aplicativos para gravar ligações não serão mais aceitos pelo Google em sua loja na Play Store.

De acordo com a companhia, a mudança entrará em vigor no dia 11 de maio, por tanto, em menos de um mês. Contudo, a alteração só afetará os aplicativos produzidos por terceiros. Ou seja, qualquer recurso para gravação de ligações nativo não deve sofrer qualquer interferência.

Problema está em gravar ligações sem consentimento

Pela legislação atual e segundo as políticas de proteção de dados, gravações de conversas telefônicas precisam ser consentidas pelas partes envolvidas. Por isso, o Google desestimula o uso de aplicativos para gravar chamadas há um bom tempo. Não é à toa que atualizações do Android colocaram vários apps assim fora de operação.

O objetivo da mudança está em garantir o direito à privacidade de todos os usuários. Assim, quem desejar gravar entrevistas ou conversas precisará utilizar plataformas diferentes. Também existe a opção de gravar o áudio em viva-voz através de outros dispositivos. Ainda assim, antes de tomar qualquer uma dessas medidas, garanta que a outra pessoa saiba da gravação. Isso é importante para preservar seus direitos e os direitos do outro usuário.




Voltar ao topo

Deixe um comentário