scorecardresearch ghost pixel



INSS paga em maio o último lote da revisão dos auxílios

O INSS paga em maio o último lote da revisão dos auxílios. Veja quem tem direito e como fazer a consulta.



Termina em maio o pagamento do último lote da revisão dos auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas. São valores calculados anteriormente de forma errada. Vale para a revisão de auxílios como a aposentadoria por invalidez, pensão por morte, auxílio-doença e acidente.

Leia mais: IR 2022: veja o que muda com a entrega da declaração em nova data

De acordo com o calendário do INSS, o pagamento da revisão dos auxílios será entre os dias 2 e 6 de maio. O recálculo diz respeito aos benefícios pagos entre os anos de 2002 e 2009.

Revisão dos auxílios

O erro no cálculo dos benefícios aconteceu porque o INSS calculou a média dos salários dos segurados, incluindo os 20% menores. Ou seja, o cálculo correto leva em conta somente os 80% maiores salários, e não todos os salários. Essa falha aconteceu entre 17 de abril de 2002 e 29 de outubro de 2009. E mais de 10 mil segurados ficaram prejudicados e receberam valores menores do que deveriam.

Para corrigir esse erro foi feita a revisão dos auxílios. Nos casos de morte dos segurados, o direito ao recebimento da correção é garantido aos herdeiros. Assim, para saber se você receberá o lote da revisão, a consulta é feita pelo telefone 135 ou também pelo app Meu INSS. De acordo com o INSS, o processamento dos pagamentos será feito até o final de abril. Por isso, o ideal é fazer a consulta mais no fim do mês.

No app ou também no site do INSS é só digitar a palavra “Revisão” e clicar em “Revisão de benefício – artigo 29”. Ao consultar, o segurado vai receber a informação se tem ou não valores a receber pela revisão dos auxílios.

Além disso, alguns segurados sequer sabem se tem o direito à revisão. Nessas casos, a orientação é contar com a ajuda de um advogado para refazer o cálculo e acionar a Justiça. O pagamento do último lote será feito de acordo com o final do cartão do benefício:

Final do cartão – Data do depósito

  • 1 e 6 02/maio
  • 2 e 7 03/maio
  • 3 e 8 04/maio
  • 4 e 9 05/maio
  • 5 e 0 06/maio




Voltar ao topo

Deixe um comentário