scorecardresearch ghost pixel



Lactobacilos vivos: por que é importante ingerir esses alimentos

O consumo de lactobacilos vivos ajuda o bom funcionamento intestinal, fortalece o sistema imunológico entre outros benefícios.



Certamente você alguma vez já deve ter experimentado lactobacilos vivos e deve ter ouvido de sua mãe que é um alimento que faz bem para saúde, não é mesmo? Mas talvez, tenha ficado com dúvida, faz bem, por quê?

Veja também: Como preparar chá de folha de mamão: entenda quais são os benefícios

Pensando sobre isso, decidimos explicar quais são os verdadeiros benefícios que o consumo frequente de lactobacilos promove no nosso corpo.

O que são lactobacilos vivos?  

Os lactobacilos são microrganismos vivos que atuam no intestino como antibióticos naturais, prevenindo infecções. São chamados de probióticos, porque são bactérias que agem para o bem da saúde, ajudando a ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Agora, veja outras vantagens de incluir esses alimentos na sua dieta.

Quais os benefícios de consumir lactobacilos vivos

Estabilizam os níveis de colesterol

Uma pesquisa comprovou que o consumo durante seis semanas provocou diminuição no colesterol LDL, que é o colesterol que aumenta os riscos de doenças cardíacas. No entanto, a mesma pesquisa, evidenciou uma diminuição no colesterol HDL que é o colesterol bom. Por isso, o indicado é sempre seguir a orientação prévia de um profissional de saúde.

Fortalece o sistema imunológico

Alimentos probióticos promovem mais força ao sistema imune. De acordo com pesquisas, quando as bactérias boas dos probióticos entram no intestino, faz com que ative as células de defesas, isso permite que o sistema imunológico fique alerta para combater invasores que prejudicam o organismo.

Alivia os efeitos da síndrome do intestino irritável

Quem sofre de intestino irritável costuma sentir fortes cólicas abdominais, tem problemas com inchaço e com os movimentos irregulares do intestino. A ciência ainda não conseguiu estabelecer o que provoca esses problemas, mas algumas pesquisas sugerem que possa ser provocada pela existência de algumas bactérias. E que o consumo de lactobacilos diminui os sintomas.

Ajuda a emagrecer

Por promover um equilíbrio à flora intestinal, faz com que o organismo trabalhe com mais eficiência. Ajuda a digestão e o processo de queima calórica, tornando o metabolismo mais acelerado.

Pele mais bonita e saudável

Por estimular o bom funcionamento intestinal, permite que o corpo sintetize bem os nutrientes e com um corpo saudável, os reflexos são percebidos na aparência da pele, que tende a ficar mais bonita. Além disso, os probióticos ajudam a evitar os processos inflamatórios relacionados à pele, ajudando quem tem problemas de alergias ou com acne.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário