Afinal, tomar banho gelado pela manhã faz bem ou mal à saúde?

Banhos gelados fortalecem a imunidade, melhoram a circulação e aceleram o metabolismo, beneficiando a saúde mental.



Em países tropicais, como o Brasil, o banho gelado pela manhã é uma prática comum devido ao calor.

Desde a Grécia Antiga, com Hipócrates, até figuras notáveis como Thomas Jefferson, a água fria tem sido associada a diversos benefícios à saúde.

Por isso, a ciência tem analisado essa prática com mais atenção para descobrir se o hábito realmente traz vantagens para o corpo e a mente.

Banhos gelados e quentes podem oferecer alguns benefícios à saúde; saiba quais – Imagem: Armin Rimoldi/Pexels

Quais os benefícios do banho gelado para o organismo?

Os cientistas já descobriram que o banho gelado pode fortalecer a imunidade, melhorar a circulação sanguínea e acelerar o metabolismo, além de trazer benefícios associados à saúde mental.

Aceleração do metabolismo

Pesquisas na República Tcheca indicam que a exposição à água fria consegue acelerar significativamente o metabolismo em até 350%, o que ajuda na queima de calorias.

Com o metabolismo acelerado, o corpo transforma alimentos em energia de forma mais eficiente.

Benefícios para a circulação sanguínea

Durante o banho, o fluxo sanguíneo diminui, mas, ao fim, o corpo se reaquece, o que aumenta o fluxo para a pele. Isso pode resultar em uma circulação mais eficiente, conforme apontado por estudos após exercícios físicos.

Fortalecimento do sistema imunológico

Um estudo conduzido na Holanda envolveu mais de 3.000 participantes e destacou os potenciais benefícios do banho gelado na imunidade.

Para isso, os participantes foram divididos em grupos, alguns tomaram banho com água quente; já outros, com água fria.

Após três meses, o grupo que adotou o banho frio teve 29% menos licenças médicas, o que sugere que a prática poderia fortalecer o sistema imunológico.

Impactos na saúde mental

A Universidade da Virgínia propõe que banhos frios podem aliviar sintomas de depressão.

A pesquisa sugere que a depressão pode estar relacionada à falta de certos estressores fisiológicos ancestrais, como mudanças bruscas de temperatura, e os banhos frios podem suprir essa carência.

Considerações sobre o banho quente

Os banhos quentes também têm seu valor. Estudos mostram que banhos a 40 °C queimam cerca de 140 calorias e possuem efeitos benéficos sobre os níveis de açúcar no sangue e pressão arterial.

A melhoria no sono também é notável, especialmente para quem sofre de insônia.

Os banhos quentes ou frios não substituem hábitos saudáveis como exercícios e dieta balanceada, e muito menos o acompanhamento e o tratamento médico. Entretanto, eles podem ser aliados na promoção da saúde física e mental.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário