Lavar a carne: não cometa esse erro na hora de cozinhar

Lavar a carne pode alterar a textura, a cor e o sabor. Ainda há riscos de contaminação de outros alimentos e perda de nutrientes.



Quem gosta de carne vermelha sabe o valor que tem um bife bem-feitinho. Mas sabia que existem erros que comprometem a qualidade da carne e ainda representam riscos à saúde?
Vamos entender quais são esses erros!

Veja também: Granola: conheça as vantagens e desvantagens do consumo

Por que é errado lavar a carne: entenda esse e outros erros cometidos 

O primeiro erro é lavar a carne pensando que está retirando as bactérias, quando na verdade, pode estar fazendo exatamente o contrário. Principalmente, se a água da torneira não for uma água tratada, isso pode contaminar a carne e acelerar o processo de decomposição, caso seja guardada na refrigeração após a lavagem.

Outro risco é que pode contaminar outros alimentos que podem estar ao redor da pia, como saladas que estão de molho, ou até espirrar água em alimentos que estão sendo preparados no fogão, já que muitas vezes o fogão fica bem próximo da pia.

Vale destacar que as bactérias presentes em carnes cruas, após entrar em contato com organismo podem causar diarreia, dores de cabeça e outros sintomas.

Quem descongela carne fora da geladeira também comete um grave erro. Isso porque deixar o alimento muito tempo fora do refrigerador aumenta as chances de proliferação das bactérias. O que favorece a deterioração do alimento, além de aumentar os riscos de modificar o seu sabor e de perder parte dos nutrientes.

Por fim, se você tem o hábito de descongelar a carne no micro-ondas, também não é recomendado, pois o descongelamento no aparelho pode alterar o sabor, a cor e a textura da carne, além de perder os nutrientes do alimento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário