scorecardresearch ghost pixel



Manutenção do carro: itens que você deve verificar

Para evitar surpresas desagradáveis no futuro, mantenha a manutenção do carro em dia. Existem alguns itens que podem ser checados pelo próprio motorista facilmente.



Ter um carro é como ter um filho. Você já deve ter ouvido essa frase de alguém que apaixonado pelo automóvel, embora ela não se aplique só para pessoas que gostam muito do carro. Isso porque um veículo exige vários cuidados para evitar dores de cabeça no futuro. Manter a manutenção do carro em dia é uma forma de economizar futuramente.

Veja também: Como pagar dívida e aumentar o score do Serasa?

No entanto, muita gente pode ter dúvida sobre quais itens precisam ser verificados com frequência para ter um automóvel em ordem. Por isso, hoje separamos algumas dicas que vão te ajudar bastante com a manutenção do carro corretamente.

Manutenção do carro: o que deve ser analisado sempre?

Vale destacar que quando pensamos em manutenção estamos tratando diretamente com a prevenção. Tanto acidentes quanto imprevistos podem ser evitados checando o veículo constantemente. Ou seja, manutenção não é para corrigir um defeito que apareceu. Isso se chama conserto.

– Fique de olho nos pneus do carro

Semanalmente, verifique as condições dos pneus do automóvel. Veja se há alguma marca ou um objeto encravado neles. Confira a marca de limitação de uso e veja se ela já foi atingida. Geralmente os pneus têm um triângulo ou as letras TWI nos sulcos, o desgaste não pode atingir essas marcações. Além disso, mantenha os pneus sempre bem calibrados – lembre-se de calibrar com os pneus frios.

– Nível da água do radiador

O bom funcionamento do motor depende de altas temperaturas, mas é preciso que haja limites. Por isso, o radiador faz circular o líquido de arrefecimento, responsável por impedir que a temperatura se eleve demais. Veja se o nível do fluído está na marca certa ou se precisa ser completado.

– Manutenção do carro: freio de mão

O freio de mão é um item de segurança importantíssimo e que precisa ser checado com frequência para a manutenção do carro. Com o tempo de uso, podem surgir folgas no freio de mão e, se este for o caso, efetue a regulagem em alguma oficina.

– Nível do óleo

Por fim, veja se o nível do óleo está correto, já que o motor não pode rodar sem a lubrificação adequada. Faça as trocas dentro do tempo certo e aproveite para balancear e alinhar os pneus em uma mecânica de confiança.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário