scorecardresearch ghost pixel



Motoristas de aplicativos podem ter direito a benefícios do INSS?

Descubra se os motoristas de aplicativos podem ter direito a benefícios do INSS a partir de uma proposta que está em análise. Veja como funciona hoje essa questão no Brasil.



Desde a implantação dos aplicativos de transporte no Brasil, diversas discussões sobre direitos e deveres entraram e saíram de pauta. Uma delas trata sobre os direitos dos trabalhadores/motoristas de aplicativo em acessar benefícios legais do INSS. As informações recentes dão conta de que o governo federal tem analisado algumas propostas. Entenda se os motoristas de aplicativo podem ter direito a benefícios do INSS.

Veja também: 5 atitudes que te impedem de economizar gasolina

Motoristas de aplicativos podem ter direito a benefícios do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável por garantir o pagamento de vários benefícios aos trabalhadores brasileiros. Um dos mais famosos é a própria aposentadoria, que pode ocorrer em diversas situações. De moto geral, pode-se dizer que o INSS paga o que é direito a quem trabalha formalmente no país.

Aliás, este é um ponto muito importante para entender a fundo o tema: o INSS pagar os trabalhadores formais. Ou seja, para ter acesso a algum tipo de benefício público, o cidadão precisa estar devidamente registrado. Isso acontece por meio de CLT ou de relação formal através de contrato entre empresas (CNPJ).

Para que os motoristas de aplicativos tenham acesso a benefícios é preciso formalização

Assim, se você tem alguma dúvida sobre se os motoristas de aplicativos podem ter direito a benefícios do INSS, saiba que a resposta é uma incógnita. Na prática, isso não acontece, pois esses trabalhadores desempenham suas funções de modo informal pelo app. Por isso, a lei não garante direito a benefícios como:

  • Aposentadoria;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-maternidade;
  • Seguro-desemprego;
  • Aposentadoria por invalidez; entre outros.

Para tanto, o trabalhador necessitaria se formalizar de alguma maneira. Por isso, a revisão da situação atual dos motoristas de app precisa ser revista pelo governo. Afinal, são milhões de brasileiros que trabalham nessa função. Alguns estão no ramo há mais de 5 anos e necessitam de reconhecimento para ter sus garantias asseguradas legalmente.

Dessa maneira, a proposta do governo é exigir uma alíquota previdenciária por parte das empresas. No entanto, ainda faltam mais detalhes para saber se os motoristas de aplicativos poderão ter direito a benefícios do INSS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário