scorecardresearch ghost pixel



Nome sujo? Aprenda dicas CERTEIRAS para alterar o status do seu CPF

O nome sujo é uma barreira para todo cidadão. O melhor caminho é regularizar o quanto antes o CPF. Essa dica pode te ajudar.



O nome sujo é um termo popular para indicar que o cidadão está com restrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Isso acontece quando a pessoa deixa de pagar alguma conta ou até mesmo um empréstimo. Mas é possível mudar o status do CPF e deixar o nome limpo.

Leia mais: Prazo para enviar Declaração Anual do MEI está acabando; veja como fazer

O primeiro ponto é conferir como está o seu CPF. Muitos cidadãos sequer sabem que estão com o nome sujo e muitos podem até mesmo terem sido vítimas de algum golpe com o uso irregular do documento.

Status do CPF

Então, se você já confirmou que está com o nome sujo, a melhor saída é regularizar a situação o quanto antes. As restrições no CPF indicam vários bloqueios, como a liberação de um cartão de crédito, carnês ou até mesmo os empréstimos em bancos.

Isso porque todas as instituições consultam o CPF dos cidadãos para confirmar se são ou não bons pagadores. É com base nessa informação que os créditos são liberados ou negados.

O pior: quando o crédito é liberado, a tendência é de ter juros maiores pelo risco de atraso ou falta de pagamento. Por isso, a melhor opção é buscar a negociação dos valores em aberto com a empresa. Por meio do site do Serasa, por exemplo, o cidadão tem condições de conferir onde contraiu a dívida.

Na tentativa de negociação, a pessoa que está com o nome sujo pode apresentar as formas que consegue pagar a dívida. E se for aceito pela empresa, essa se torna a melhor maneira para resolver a pendência e ter o CPF liberado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário