scorecardresearch ghost pixel



Novas regras: ainda é preciso renovar a CNH em 2022?

As regras para tirar e renovar a habilitação de trânsito foram modificadas e continuam despertando dúvidas nos motoristas. Entenda se ainda é preciso renovar a CNH 2022.



O novo modelo de Carteira Nacional de Trânsito (CNH) começa a ser emitido em junho deste ano (2022). Condutores de todo o país deverão se adequar às novas regras estabelecidas pelo novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A dúvida é o que esperar da nova CNH caso o motorista ainda não tenha renovado a habilitação. Aliás, quem precisa renovar a CNH? Entenda o que mudou.

Veja também: Manutenção do carro: itens que você deve verificar

Ainda é preciso renovar a CNH com as novas regras?

Calma, as mudanças não foram tão drásticas assim. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) explica que sim, ainda é preciso renovar a CNH. No entanto, quem já fez o processo em 2022 está de acordo com as novas regras estabelecidas para o documento. O período de espera para a renovação foi ampliado em alguns casos.

Ainda assim será preciso renovar o direito de dirigir com determinada frequência para estar de acordo com a legislação vigente. As principais mudanças dizem respeito ao acréscimo de algumas informações, como uma tabela com os tipos de veículos que o motorista está apto a pilotar.

Além disso, o design do documento foi alterado e agora ele ostenta as cores verde e amarela. Alguns dados da aparência foram colocados para dificultar a clonagem e falsificação da carteira.

Quanto preciso renovar a CNH a partir de agora?

O novo CTB estabelece que para quem tirar a CNH em 2022 a validade do documento passa a ser de 10 anos. Isso vale exclusivamente para motoristas com menos de 50 anos de idade. Os condutores que tenham entre 50 e 70 anos deverão efetuar a renovação após 5 anos de uso. Enquanto isso, os idosos com mais de 70 anos precisam respeitar um triênio (3 anos) para renovar a habilitação.

O Detran de cada estado ficará responsável por enviar lembretes e notificações informando sobre o vencimento. Dessa forma, cada motorista receberá o aviso com 30 dias de antecedência antes da data final de validade. Fora isso, para a renovação, será necessária a quitação de todos os débitos relacionados aos veículos em seus nomes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário