scorecardresearch ghost pixel



O que é e como evitar um software espião no seu celular

Um software espião tem como objetivo roubar dados do seu aparelho celular ou computador. Aprenda como evitar esse tipo de transtorno, afinal ele pode “ver” você e “ouvir” o que você fala.



Você já teve a sensação de que alguém está espionando o que você faz na internet? Nem sempre esse sentimento de perseguição é apenas um devaneio da mente. Pode ser que algum usuário mal-intencionado de fato esteja vendo tudo o que você faz na internet. Geralmente isso é feito por meio de um software espião. O programa é capaz de ter acesso a dados sigilosos e informar todas as suas ações utilizando o computador ou o celular, por exemplo.

Veja também: Aprenda a bloquear no WhatsApp sem que a pessoa saiba

O roubo de dados através de softwares espião é chamado popularmente de pishing (tradução: pescando). O objetivo é fazer com que você clique em um link falso que pode ser enviado por e-mail, pelo WhatsApp ou mesmo através de sites e outros apps. Todos esses links se parecem com algo real e confiável, mas a verdade é que o inteiro está em roubar suas informações.

Perigos de um software espião

O software espião é também conhecido como spyware, um tipo de vírus que tem a finalidade de espionar e coletar informações de terceiros. Isso é feito sem que a vítima perceba. Os spywares são facilmente encontrados na internet, nos lugares mais comuns e também nos mais inusitados.

Esse tipo de software espião é capaz de “escutar” o que você fala através do microfone, além de te “ver” pela webcam do dispositivo. Ou seja, estamos diante de um programa mal-intencionado que rouba informações da tela, de áudio e devido. Ele pode estar escondido em apps das lojinhas oficiais, sites, mensagens e links. Por isso, todo cuidado é pouco.

Como evitar um software espião?

Algumas dicas podem te ajudar a se proteger contra qualquer software espião, ou spyware.

  • Prefira sem digitar o endereço (URL) de um site diretamente na aba do navegador, evitando clicar em links;
  • Nunca clique em correntes no WhatsApp ou em outro programa de mensagens;
  • Jamais acredite em promoções milagrosas que exigem clicar em algum link;
  • Não forneça informações pessoais e sigilosas sem estar certo de que o local é confiável;
  • Aprenda a cobrir sua webcam com um pedaço de fita adesiva, por exemplo;
  • Mantenha um antivírus atualizado em seu computador ou celular;
  • Evite se conectar com dispositivos desconhecidos;
  • Sempre ative várias chaves e barreiras de segurança.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário