A cor do detergente não está ligada apenas a algum tipo de conceito estético. Na verdade, ela diz sobre a utilidade e características de cada um dos tipos diferentes. Abaixo você poderá conhecer mais a fundo quais são as variações de detergentes por cor e para qual finalidade qualquer uma serve.
Veja também: Dica mágica para desencardir pano de prato e deixá-lo novinho em folha
A cor do detergente serve para que?
Em primeiro lugar é interessante imaginar uma escala de cores, que começa do vermelho e vai até o azul, passando pelo amarelo. No geral, quanto mais vermelho, mais ácido é o detergente. Os esverdeados são neutros e os azuis e roxos costumam ser alcalinos.
Isso reflete no tipo de microrganismo que cada uma age contra de forma mais eficiente. Ainda assim, todos eles são sabões líquidos que desempenham bem a função de limpeza, independentemente da cor do detergente.
Cor do detergente: veja as aplicações práticas
Todo mundo adora um produto barato e que pode ser usado para várias coisas. Um exemplo é o detergente neutro, que pode ser utilizado para lavar louça, roupas, piso, parede e até móveis.
Como a cor do detergente neutro costuma ser clara e sem corantes, além de não tem cheiro, ele não agride os materiais, da mesma forma que não deixa marcas. Contudo, mesmo os detergentes com coloração e cheiro também são multitarefas e podem ser usados para diversos fins.
Conheça os tipos de detergentes mais comuns e descubra qual é o ponto forte de cada um. Afinal, não se trata apenas de escolher o que mais lhe agrada. Cada detergente tem uma finalidade que pode se destacar.
1 – Detergente branco (à base de coco)
O grande destaque do detergente branco de coco está na sua suavidade. Ele é mais espesso e costuma render menos do que os demais. Porém, o coco ajuda a preservar as mãos durante a lavagem. Ele também é excelente para remover manchas de roupas e tecidos, inclusive de crianças e bebês.
2 – Detergente transparente (neutro)
O transparente, conhecido como “clear”, se assemelha ao de coco pela suavidade, embora seja mais agressivo à pele. Contudo, o poder desengordurante é alto e pode ser utilizado para qualquer situação de limpeza.
3 – Detergente amarelo (amarelo)
O detergente tradicional neutro é o amarelo. Esse não é tão suave quanto os demais, mas é o mais indicado para lavar a louça, paredes, pisos, estofados e até mesmo roupas. Sua composição não deixa manchas na superfície.
4 – Detergente de maçã (vermelho)
Geralmente mais forte que os anteriores, o detergente de maçã é vermelho e costuma ser indicado para remover os cheiros que impregnam mais. Louça que foi utilizada para preparar peixes, alho, cebola e temperos.
5 – Detergente de limão (verde)
O detergente de limão é verde e segue a mesma linha do de maçã, sendo indicado para remover aromas indesejáveis. É uma ótima pedida para limpar a casa, pisos e paredes.